Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sesap discute ações de saúde para Copa 2014

Na tarde do dia 16, o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, reuniu-se com o coordenador médico da Copa do Mundo de 2014 no RN, Maeterlinck Rego, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com o objetivo de discutir as ações de saúde que vêm sendo tomadas para o evento.

Na ocasião, foi acordada a intensificação de visitas conjuntas ao estádio Arena das Dunas. A primeira foi agendada para a próxima quinta-feira (24), às 8h. Além disso, o secretário informou que serão reforçados os postos de saúde em torno do estádio, que contarão inclusive com salas de estabilização para os pacientes, de modo a lhes oferecer a assistência adequada em um menor tempo resposta.

Luiz Roberto afirmou também que durante a Copa, o SAMU Natal e o Samu RN atuarão de forma articulada sendo regulados por uma única Central de Gerenciamento. Outra medida importante será a abertura de sete leitos de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança, localizada próximo ao local do evento. Também foi destacado, na reunião, que pronto-socorristas treinados percorrerão o espaço do evento com desfribiladores portáteis, para casos de paradas cardíacas ao entorno do estádio.

Outras medidas previstas são: aquisição de dois veículos 4X4, com a intensificação das ações do SAMU em outras regiões, onde será implantado e qualificado o serviço; aquisição de equipamentos de tecnologia de ponta para a Central de Regulação Médica, na qual são atendidas e reguladas as chamadas ao 192; intensificação das ações do Núcleo de Educação Permanente para promover a qualificação e humanização da atenção à saúde no serviço pré-hospitalar; promoção de mais capacitações para profissionais de saúde sobre diagnóstico e manejo clínico das doenças infectocontagiosas e sobre saúde do viajante; intensificação das inspeções sanitárias e monitoração das indústrias alimentícias de comestíveis e bebidas sobretudo nos municípios integrantes do “Cinturão Turístico”; acompanhamento da estruturação física que vem ocorrendo nos serviços hospitalares nos municípios prioritários para a Copa; abertura de novos leitos de UTI nos hospitais gerais da Grande Natal, entre outras ações.

Segundo o coordenador médico da Copa no RN, Maeterlinck Rego, também chamado pela FIFA de Venue Medical Officer (VMO), é muito importante essa integração entre ele e os diversos setores da Sesap que estão trabalhando para atender as requisições da FIFA, como as Subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária. O canal de comunicação entre os envolvidos, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde, teve início na semana passada, quando foi realizado um encontro com o consultor técnico do Ministério da Saúde, Márcio Garcia e o diretor geral da FIFA no RN, Erland Mota, entre outras autoridades, além de diversas entidades que irão trabalhar de forma integrada para oferecer um serviço de qualidade e resolutividade para a população, a exemplo da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas.

Entre os próximos eventos voltados à preparação para a Copa, o Rio Grande do Norte, representado pelo coordenador Maeterlinck Rego, participará de um encontro reunindo os 12 médicos designados pela FIFA para atuarem como VMO de todas as cidades-sede, a ser realizado em Curitiba no próximo mês. Já em fevereiro, o coordenador e demais VMOs vão se reunir com os 32 médicos representantes das seleções, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário