Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Com a proximidade do verão e carnatal, aumenta a procura por lipoaspiração

Cirurgião plástico alerta sobre escolha do profissional na hora de realizar a cirurgia

Quem não quer se livrar definitivamente daquela gordurinha localizada em alguma parte do corpo? Para acabar de uma vez por todas com o excesso de gordura que acumula, principalmente, no abdome, quadris e coxas, a lipoaspiração ou arte de esculpir o corpo é um dos procedimentos mais recomendados, mas não é indicado a qualquer pessoa e a operação não pode ser feita por qualquer profissional da saúde. Somente através de uma correta avaliação feita por um médico especialista é que se decide se é possível ou não realizar a cirurgia.

Com a aproximação do verão e carnatal, épocas sazonais onde as pessoas ficam mais à vontade para exibir o corpo, a procura pela cirurgia plástica aumenta consideravelmente, o que preocupa os profissionais ligados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma vez que é muito comum encontrar médicos não especializados na área realizando o procedimento com poucos critérios de avaliação técnica.

Como em toda cirurgia, os riscos de infecção, hemorragias e outros problemas estão presentes. “O paciente deve ser submetido a uma avaliação clínica detalhada e exames pré-operatórios devem ser solicitados pelo médico cirurgião. É preciso fazer um verdadeiro check-up antes da operação e um acompanhamento criterioso pós-operatório, por isso o alerta de procurar um médico que realmente esteja capacitado para orientar o paciente”, explica Dr. Hildo Fernandes, cirurgião plástico.

O médico deixa claro que a lipoaspiração não é uma cirurgia para emagrecimento, e sim para melhorar o contorno corporal.  “Mesmo depois de passar por uma reeducação alimentar com práticas regulares de atividade física, e ainda assim persistir a gordura localizada, nesse caso a lipo é recomendada”, enfatiza.

Apesar de a lipoaspiração ser considerada uma cirurgia de baixo risco, é de suma importância a escolha de médicos treinados para fazer a operação. Os profissionais preparados para realizar essa intervenção cirúrgica são os médicos que passaram por cinco anos de treinamento em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, após  os seis anos do curso de Medicina. Recomenda-se a consulta ao site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br/)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário