Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sábado, 19 de outubro de 2013

Trabalhos realizados no RN são destaques no XIII Congresso Brasileiro de Transplantes

Os trabalhos científicos apresentados pelo grupo que representou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no XIII Congresso Brasileiro de Transplantes de 2013 trouxeram grande repercussão entre os participantes. O evento promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) aconteceu no Rio de Janeiro, no período de 12 a 15 de outubro, reunindo profissionais da área da saúde e pesquisadores de todo o Brasil e de vários países. O objetivo maior foi discutir o futuro dos transplantes no Brasil, além de apresentar dados e discutir novas técnicas.

A Sesap esteve representada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Bessa, e pelas coordenadoras médica e de enfermagem da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Suzelle Freitas e Lourdens Miranda, além de seis alunos da Universidade Federal do RN que participam em parceria com a OPO do projeto de extensão DOAÇÃO. O grupo apresentou cinco trabalhos, que chamaram a atenção dos pesquisadores e profissionais de saúde que atuam na área de doação, captação e transplantes de órgãos.

A equipe apresentou um trabalho inédito produzido pela OPO e UFRN, através do grupo DOAÇÃO, mostrando que a elevação da temperatura do potencial doador que veio a óbito por morte encefálica não aumenta o risco de infecção para quem recebe o órgão. A pesquisa está concorrendo a uma publicação internacional na revista Transplantation Proceedings, umas das publicações mais importantes da área.

Outro trabalho que obteve grande repercussão foi o "Fila zero de córnea".  Segundo Suzelle Freitas, coordenadora médica da OPO, “o trabalho chamou bastante a atenção porque mostra como o RN conseguiu zerar uma fila de espera em seis meses o que normalmente demoraria um ano. Através de uma parceria com bancos de olhos de outros Estados, com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) e com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado. Os pesquisadores portugueses que participaram do evento ficaram encantados com a experiência potiguar, sobretudo por ser simples e de fácil custeio”, relata.

Para o secretário Marcelo Bessa, os trabalhos apresentados pelo Rio Grande do Norte mostram o quanto estamos na vanguarda com as pesquisas científicas na área de doação e transplantes de órgãos, resultado de investimentos constantes que Sesap tem feito na educação permanente dos seus profissionais e da parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Além dos trabalhos apresentados, o Estado também foi reconhecido pelo trabalho que tem realizado nas áreas de captação e transplante de órgãos. “Atualmente somos o sexto Estado em captação de órgãos, temos o terceiro lugar do Brasil no ranking de transplantes de medula e estamos acima da média brasileira em número de doadores por milhão de habitante, 13,9, enquanto que a nacional é de 13,3 doadores para cada milhão”, enfatiza Marcelo Bessa.

De janeiro a agosto 2013, segundo dados da Sesap, através da Central de Transplantes, foram realizados 174 transplantes e 144 captações de órgãos no Estado. Desse total, foram captadas 99 córneas, 29 múltiplos órgãos (rim e fígado) e 17 válvulas cardíacas. Com relação aos transplantes, o Estado registrou 108 de córneas, 29 de rins e 37 de medula óssea. No mês de setembro, após um período de cinco anos sem realizar transplantes de fígado, o Rio Grande do Norte voltou a ter esse tipo de procedimento. Foram beneficiados dois homens de 67 e 69 anos que realizaram o procedimento no Hospital do Coração, em Natal.

Os números positivos refletem o trabalho realizado pela Central de Transplantes do RN e também através da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Atuando no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), desde fevereiro de 2010, a OPO faz parte da Central de Transplantes do RN e tem como meta principal a busca ativa presencial que se caracteriza pela identificação, notificação e captação de órgãos e tecidos para transplante. Além disso, a organização realiza pesquisas através de projetos de extensão com universidades e promove a capacitação permanente de outros profissionais de saúde na área de doação e transplante de órgãos. “A proposta é que todos os hospitais da rede estadual tenham profissionais capacitados para identificação de potenciais doadores, abordagem da família, acondicionamento dos órgãos a serem transplantados, ou seja, que possam realizar em suas unidades o trabalho que vem sendo promovido pela OPO”, explica Suzelle Freitas.

Confira a lista dos trabalhos do RN apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Transplantes de 2013
·         Critérios de Viabilidade em Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos – Aumento das Doações no Rio Grande do Norte
·         Fila Zero de Córnea: Conquista da Central de Transplantes do RN em 2012
·         Melhoria da Negativa Familiar no Nordeste do Brasil Baseada na Experiência Espanhola
·         O perfil de temperatura dos pacientes com morte encefálica da OPO natal – Hpertermia reduz viabilidade?
·         Perfil Epidemiológico dos Potenciais Doadores de Órgãos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário