Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeito visita Cientec e abre oficialmente a XIV Edição da Marco


                O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, visitou na tarde desta terça-feira (22) a XIX Edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cientec). Ele foi recebido pela Vice-Reitora da instituição, a professora Fátima Ximenes e pelo Pró-Reitor de Extensão, Professor Edmilson Lopes. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal, acompanhado da secretária municipal de Educação, Justina Iva, participou da abertura oficial da XIV Edição da Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento (Marco), evento organizado pela secretaria municipal de Educação de Natal que reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino. O evento deste ano tem como tema: “Escola, Chão do Conhecimento” e tem a previsão de envolver, por dia, 1.400 alunos da rede municipal, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até a educação de jovens e adultos. A feira acontece entre os dias 22 e 25 de outubro.

                Carlos Eduardo visitou o pavilhão de exposições reservado a Marco e ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos expostos. Ele foi entrevistado pelos alunos da Rádio Jovem Marco que comandam um programa durante a realização do evento. Na entrevista, o prefeito falou sobre a importância da Cientec e da Marco, destacando que são espaços muito importantes para o desenvolvimentos educacional da capital potiguar, vez que dá a oportunidade aos alunos de exporem seus trabalhos para os que visitam os espaços. O chefe do executivo municipal lembrou que a sua administração voltou a organizar a Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento neste ano, já que em 2012 a feira não aconteceu. “Fizemos questão de retomar de retomar esse evento para mostrar que a nossa gestão tem um compromisso muito forte com a educação”.

                O prefeito também falou sobre a instituição do Passe Livre em Natal. Carlos Eduardo confirmou que vai enviar a Câmara Municipal um projeto, regulamentando a iniciativa para os alunos da rede municipal de ensino, nos moldes do projeto que está em vigor na cidade de João Pessoa. Os estudantes também questionaram se os alunos das escolas do município voltarão a receber o fardamento escolar completo. O prefeito explicou que a Prefeitura só não entregou os kits completos esse ano, pois a antiga gestão não realizou a licitação para comprar as fardas, mas confirmou que em 2014 tudo será normalizado. “Não foi possível atender a essa reivindicação esse ano, mas os pais e os estudantes podem ficar tranqüilos que no próximo iremos restabelecer a entrega do fardamento”.

                Na abertura oficial do evento Carlos Eduardo e Justina Iva assistiram a uma apresentação da banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, e acompanharam a apresentação de um cortejo cultural. A secretaria municipal de Educação, Justina Iva, falou sobre a retomada da mostra, enfatizando que essa é uma iniciativa muito enriquecedora para os alunos das escolas públicas municipais e a edição deste ano voltou com força total com 125 apresentações culturais durante o evento. A titular da educação natalense ficou empolgada com as produções e projetos expostos e elogiou a determinação e o talento dos alunos. “Os estudantes da rede pública municipal estão de parabéns pelos trabalhos que estão aqui. O conhecimento gerado com iniciativas como essa é impossível de se medir”, concluiu.

                Ainda nesta terça-feira estão previstas 18 apresentações culturais, com os temas de meio ambiente e cultura, entre elas as apresentações “Cantando Cultura”, do Cmei Rosalba Dias, “Eu e o Meio Ambiente”, do Cmei Dra. Zilda Arns, e uma paródia do poema “A Casa”, de Vinícius de Moraes, resultando na apresentação “A Escola”, com os alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino.

Oficinas
Além das apresentações culturais, serão ministradas 31 oficinas direcionadas ao público infanto juvenil. Entre os temas abordados estarão Artesanato Potiguar; criando arte com areia colorida; Contação de Histórias; Produção Textual; Construção de Foguetes com garrafa pet e Xilogravura em Cordel.

                Outra importante atividade que será desenvolvida é a comunicação do evento, que acontecerá através da Rádio Marco e do Jornal Marco. A Rádio estará no ar durante todo o evento, dando informações aos participantes de toda a programação que está ocorrendo e entrevistando professores e alunos. O informativo também estará circulando no evento. O principal, no entanto, não são apenas os veículos de comunicação exclusivos da Marco, mas a forma como eles são elaborados. Tanto a Rádio como o Jornal são confeccionados por alunos e professores da rede, com a consultoria dos cursos de Comunicação da UFRN.

                Para Rosário Araújo, membro da comissão organizadora da Marco, o evento é um oportunidade para que as unidades de ensino mostrem suas produções culturais e científicas, que são resultantes do cotidiano escolar, durante todo o ano. “Além disso, os nossos alunos estarão participando do maior evento científico da nossa cidade, em um espaço acadêmico e diferenciado”, afirmou. A Marco é promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação e é um espaço de socialização e ápice dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, produzidos a partir dos conteúdos curriculares e experiências significativas realizadas no cotidiano da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário