A Prefeitura do Natal vai receber R$ 3,6 milhões de reais para investir na construção e reforma de praças da cidade. O garantia dos recursos foi dada na tarde desta quarta-feira (23), em reunião na sede do Ministério do Turismo, da qual participaram o prefeito Carlos Eduardo, o secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, a secretária de Planejamento, Virginia Ferreira, a deputada federal Fátima Bezerra e o Ministro do Turismo Gastão Vieira. Os recursos serão disponibilizados por meio das emendas parlamentares de autoria da deputada Fátima Bezerra. O Ministro Gastão Vieira aproveitou o encontro para informar ao prefeito que deseja fazer uma visita às obras de reurbanização da orla de Natal no final do mês de novembro.
Carlos Eduardo agradeceu a preocupação que o Ministério do Turismo vem tendo com a capital potiguar, lembrando que o órgão federal é um grande parceiro nesse processo de reestruturação da cidade. O chefe do executivo municipal lembrou que a atual administração conseguiu iniciar as obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra que já estão perto de serem concluídas e também já assinou a ordem de serviço para reurbanização de toda a orla da cidade, tanto em Ponta Negra, na Zona Sul, quanto nas praias da Zona Leste, da praia dos Artistas ao Forte. As intervenções estão orçadas em R$ 13 milhões, com recursos do Ministério do Turismo. “Essa é uma obra emblemática para a cidade e para o ministério. O natalense vai sentir orgulho da nova orla que está sendo concebida,” disse Carlos Eduardo.
No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso, implantação de novos mobiliários urbanos, ciclovias entre as praias do Meio e Forte, adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas, implantação de banheiros acessíveis, criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, substituição de iluminação pública, iluminação decorativa, paisagismo, áreas de recreação infantil, e academia da Terceira Idade.
Entre os equipamentos públicos, as praias do centro receberão um abrigo de salva-vidas e um de bombeiros, duas paradas de ônibus, 18 quiosques diferenciados, sendo três acessíveis; seis quiosques/bar, seis baterias de banheiros, sendo cinco unidades com depósitos; dois jogos de playground, dois jogos de academia, sendo um para a Terceira Idade; caramanchões, abrigo para artesanato (praia do Forte), prédio com lojinhas de serviços (na praça do Pâmpano), além de bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo. A Praia de Ponta Negra, por sua vez, além dos quiosques (29), das baterias de banheiros (05), abrigo de salva-vidas, abrigo de bombeiros, espaço para artesanato, bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo, contará, também, com dois decks com mirante.
Carlos Eduardo informou que assim que retornar a Natal vai determinar aos técnicos da secretaria municipal de Serviços Urbanos a elaboração dos projetos de reforma e construção de praças da cidade. Ele também enalteceu o trabalho desenvolvido pela deputada Fátima Bezerra em favor do desenvolvimento da cidade: “Não poderia deixar de agradecer a Fátima Bezerra que tem se mostrado uma defensora incansável dos pleitos que nós levamos ao Governo Federal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário