Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lacen investe em equipamentos para diagnóstico da Influenza

O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN) passará a realizar o diagnóstico laboratorial da Influenza após aquisição de um equipamento para realização de teste PCR em tempo real, metodologia que permite resultado mais rápido e preciso ao diagnóstico da doença.

Segundo o Diretor Geral do Lacen/RN, Ralfo Cavalcanti de Medeiros, será aberto um processo licitatório, seguido de capacitação dos profissionais. “A expectativa é de que em cerca de quatro meses o Lacen já esteja realizando as análises”.

Atualmente as análises são realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Estado do Pará, e retornam ao RN em um prazo de 30 dias. Com a nova aquisição a expectativa é de que este prazo se reduza para no máximo uma semana. O investimento também irá agilizar os diagnósticos laboratoriais da Dengue e Meningite, que já são realizados pelo Lacen, mas com o novo equipamento terão resultados mais rápidos e ainda mais precisos.

O recurso, no valor de R$ 150 mil, já está assegurado através da Portaria 2329, do Ministério da Saúde, que destina incentivos para equipar laboratórios centrais de saúde pública.  “Ao longo do ano de 2014 nosso objetivo é ampliar a análise de outros agravos”, afirma o diretor Ralfo Cavalcanti de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário