Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

domingo, 26 de maio de 2013

Famílias de baixa renda de São Gonçalo são beneficiadas com Tarifa Social e geladeiras novas

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) realizou do dia 21 até sábado (25), no município de São Gonçalo do Amarante, palestras e orientações sobre os benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica, destinada às famílias de baixa renda, que concede descontos de 10 a 65% nas contas de energia elétrica, e a substituição de geladeiras velhas por novos equipamentos que utilizam o selo de eficiência energética Procel A, que consomem menos energia e não degradam o meio ambiente.

A empresa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), no cadastramento de famílias de baixa renda para o recebimento das lâmpadas econômicas e a troca de geladeiras. A Secretaria Municipal de Comunicação entrou como parceira na divulgação do cadastramento. “Estou muito feliz por ter dado tudo certo com os meus documentos e, agora, vou poder receber uma nova geladeira, além das lâmpadas que serão trocadas. O meu refrigerador já está bem velho”, declarou Edjane Gomes, moradora da comunidade de Regomoleiro.

A senhora Edjane Gomes é apenas uma das 523 pessoas que passaram pelo estande, assistiu palestras educativas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica e fizeram o cadastro para avaliação de enquadramento da Tarifa Social. Para ter acesso aos benefícios, é necessário ter o  Número de Inscrição Social (NIS), o consumo mínimo de 80 kWh, ser titular da conta de energia e apresentar todas  as faturas pagas.

A equipe da Cosern efetuou a troca de geladeiras para as famílias enquadradas como baixa renda, conforme os critérios estabelecidos pelo governo federal, ou seja, aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico). Do total de cadastrados, 504 tiveram a documentação aprovada e estiveram aptos a receber as geladeiras novas. Além disso, foram doadas 2.615 lâmpadas fluorescentes compactas aos participantes que estiveram no estande.

Marília Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário