Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Extremoz realiza a 5ª Conferência da Cidade

Prefeito Klauss Rêgo relata as dificuldades que se encontrava a cidade e diz que o município está avançando
O município tem vários projetos de desenvolvimento urbano em andamento 

A Prefeitura de Extremoz realizou na manhã desta quarta-feira, 29, no Centro de Eventos Marista, a 5ª Conferência Municipal da Cidade, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com apoio da Secretaria Habitação, Trabalho e Assistência Social, com o tema já escolhido pela Conferência Nacional das Cidades: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, envolvendo aspectos das políticas nacional, estadual e municipal.

A conferência teve a finalidade de propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos do município com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à política e sistema nacional de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da política e sistema de desenvolvimento urbano e suas áreas estratégicas.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito Klauss Rêgo, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Fábio Góis, secretária da Habitação, Trabalho e Assistência Social, Renata Rêgo, representante da sociedade civil, Ivone Lima, coordenadora da Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, Ivani Trigueiro e a representante da Câmara de Vereadores de Extremoz, vereadora Leila Cristina.

Temas

Os temas tratados foram a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, por meio de palestras, mesas de debates, grupos de trabalho e plenária, tudo isso abrangendo as diferentes políticas urbanas.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Flávio Góis, ressaltou a importância da discussão local para o estado e posteriormente para o Brasil. A secretária de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Renata Rêgo, enfatizou a participação de sua pasta em torno da questão da habitação numa cidade bem planejada e sustentável. “Por causa de gestores não comprometidos estamos tentando organizar o município”, lembrou a secretária.

A representante da sociedade civil, Ivone Lima, disse que cabia a todos colocar na mesa do gestor as preocupações e reivindicações em torno das questões que estavam sendo tratadas. Ivani Trigueiro, coordenadora da Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, disse que a conferência era um chamamento á sociedade para discutir políticas públicas para o desenvolvimento das cidades, enquanto a vereadora Leila Cristina ressaltou a construção de projetos para o desenvolvimento do município.

Planejamento

O prefeito Klauss Rêgo disse que estava no cargo para servir com qualidade. “Quando assumimos a prefeitura existiam 17 secretarias que não funcionavam. Hoje temos nove que funcionam”, relatou. “Trabalhamos com base em um planejamento e com vontade. Tínhamos que ter um rumo e um ideal”, lembrou o prefeito.

“Nosso Plano Diretor está em fase de revisão para adaptar a nossa atual realidade. Temos vários projetos de desenvolvimento em andamento em Brasília para conseguirmos os recursos necessários”, disse Klauss. “O povo não pode ficar penalizado por causa dos maus gestores que passaram por aqui. Temos que resolver os problemas”, enfatizou. Depois o prefeito falou sobre diversos projetos em andamento para o incremento do turismo. (LS).

População de Extremoz, secretários, vereadores e autoridades no espaço de Eventos Marista

Compondo a mesa da esquerda para a direita Ivani Trigueiros,  Fábio Góis, prefeito Klauss Rêgo, Renata Rêgo e Ivone Lima

Café da manhã na abertura dos trabalhos

Fotos: Max Jordanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário