Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sesap transfere pacientes de São José de Mipibu


Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), transferiu quatro crianças internadas na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMI) para o Hospital Regional de São José de Mipibu e uma para a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim. O objetivo foi oferecer um melhor atendimento aos pacientes. As outras quatro crianças que se encontravam na APAMI receberam alta hoje (23).

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, a APAMI funcionava em condições inadequadas, dando uma resposta insuficiente às demandas da população, motivo pelo qual metade dos pediatras da unidade pertencentes ao quadro da Sesap foram remanejados para o Hospital Regional de São José de Mipibu e os demais foram encaminhados para o Walfredo Gurgel, garantindo a assistência naquela unidade. Segundo o secretário, a instituição, em 2012, não chegava a fazer três partos por dia.

Inspeção realizada pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Sesap, detectou que a APAMI apresenta problemas em sua estrutura física e em suas instalações sanitárias, não funcionando em conformidade com o estabelecido pela legislação vigente, mesmo após ter sido notificada quanto a essa situação desde 2011.

Conforme o Secretário Adjunto de Saúde, Marcelo Bessa, que esteve presente em São José de Mipibu nesta segunda-feira (22) e terça-feira (23), a transferência dos pacientes possibilitará a prestação de uma assistência com maior segurança e qualidade. Para tanto, está sendo concluída a reforma do Hospital Regional de São José do Mipibu, com a finalidade de ampliar o número de leitos e o leque se serviços oferecidos à população, como o retorno do atendimento da obstetrícia. Enquanto isso, as parturientes serão encaminhadas para os Hospitais Regionais de São Paulo do Potengi e Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário