Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Salineiros do RN buscam solução para multas aplicadas pelo Ibama


Representantes da indústria salineira do Rio Grande do Norte estiveram no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, nesta quarta-feira (10), em busca de solução para as multas exorbitantes aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) às 35 salinas do estado. Somadas, as multas chegam a um valor total de R$ 81 milhões.

De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), o setor pretende que a ministra Izabella Teixeira conceda um tempo maior para as salinas corrigirem as falhas encontradas pelo órgão. “Ficou acordado que os processos serão analisados buscando a regularização e o ajuste entre a atividade econômica e a Lei Ambiental. O objetivo é reparar o dano e não embargar a produção de sal do estado”, disse o parlamentar.

O presidente do Sindicato da Indústria de Extração do Sal do RN, Airton Torres, destacou que a indústria salineira do RN representa 97% da produção nacional, gerando 15 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. “Somos o sal do Brasil”, disse Torres. “A atividade é de extrema importância para a economia do estado. E com o pedido de socorro dos salineiros, somamos força para buscar um consenso a esse impasse”, completou Felipe Maia.

Ainda estiveram no Ministério a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro Garibaldi Alves (PMDB), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), os deputados Betinho Rosado (DEM), Sandra Rosado (PSB) e Paulo Wagner (PV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário