Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 27 de março de 2013

Tomba Farias faz relato da visita técnica parlamentar à Suécia


O deputado Tomba Farias (PSB) fez nesta terça feira (26) um relato da visita que fez à Boras, na Suécia, representando a Assembleia Legislativa, ao lado do colega Gustavo Fernandes (PMDB) em viagem de visita técnica parlamentar organizada pela União dos Legislativos e Legisladores Estaduais –UNALE.

Tomba disse que a cidade sueca ostenta o título de “cidade campeã em limpeza urbana”, por reaproveitar 99% dos seus resíduos,” o que é um ponto a ser discutido por esta Casa, quando podemos extrair soluções para os nossos municípios e o Rio Grande do Norte.”.

Tomba disse que durante a semana assistiram apresentações da gestão de resíduos de Boras e parceiros. Segundo o deputado, a cidade de mais de 100 mil habitantes reduziu para apenas 0,8% os resíduos de seu aterro, em 2012.

O deputado afirmou que como fruto dessa visita oficial a cidade de Santa Cruz, polo da região Trairi vai ter tratamento de lixo referência mundial, em parceria com o Instituo de Pesquisa Tecnológica, Unale, Prefeitura de Boras, Assembleia Legislativa .

“Dias 11 e 12 de maio, pesquisadores da Universidade de Boras estarão em Santa Cruz dando os primeiros passos da parceria, fazendo todos os estudos necessários para a sua implantação. Sobre esse momento gostaria de citar Patty Ransen que diz que criamos oportunidades quando chamamos por ela. E foi isso que fizemos na Suécia. Chamamos por oportunidades. Dias melhores para a nossa população. Acredito que esta parceria tem tudo para dar certo e logo mais outras cidades estarão incorporando o modelo”, afirmou.
Tomba Faria ressaltou que o tratamento do lixo assume nos dias de hoje uma importância em todos os debates. “É pensar no futuro, é pensar no meio ambiente, no avanço saudável de nossas cidades. Diante de tanta importância, faço o meu dever de informar a missão e o que conseguimos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário