Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 7 de março de 2013

Secretário de Turismo do RN apresenta projeto de qualificação para o turismo

Secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes

O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, promoveu na manhã desta quarta-feira, 06, reunião com representante de vários municípios com potencial turístico para apresentar projetos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até 2014 irá oferecer oito milhões de vagas. O Município de Extremoz foi representado pelo coordenador de eventos Domingos Sávio

“O grande legado que ficará depois da Copa de 2014 para o RN será a qualificação profissional por meio do Pronatec. O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica”, ressaltou o secretário Renato Fernandes.

Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico, praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra e estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.

Senac

Miriam Silveira, representante do Senac
A representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Miriam Silveira, informou que o Governo Federal havia realizado parcerias com governos estaduais, municipais e empresários para qualificar mão de obra para a Copa de 2014 e que na área do turismo estavam sendo ofertados dez cursos, com 1.840 vagas. “Os cursos são gratuitos e os alunos ainda recebem uma bolsa de dois reais por hora/aula. Os cursos têm carga horária de 160 horas. Especificamente o Pronatec Turismo é uma vertente do projeto”, informou Miriam.

“O Pronatec começou efetivamente em 2012 de forma tímida, mas a expectativa é de que forme, em 2013, mais de 15 mil alunos. O programa não conseguiu chegar aos municípios no ano passado, mas agora estamos fazendo um esforço extra para divulgar os 54 cursos do Pronatec”, relatou Miriam, acrescentando que a Secretaria de Turismo do Estado está fazendo um esforço, contando com a ajuda das prefeituras para conseguir preencher todas as vagas ofertadas pelo Pronatec Turismo, inclusive com montagem de uma equipe específica de trabalho para esse fim.

Rota 101

Antonio Roberto Rocha, do projeto Rota 101
O jornalista Antonio Roberto Rocha apresentou o projeto de incrementação do turismo rodoviário, o Rota 101, que envolve os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Os estados envolvidos estão confeccionando um guia sobre os 18 municípios escolhidos no trajeto da BR101. Nele serão apresentadas tarifas diferenciadas nos hotéis dos quatro estados e melhor apresentação do projeto será durante o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste nos dias 04, 05 e 06 de julho, no Centro de Convenções de Natal”, informou o jornalista.

Os organizadores estimam que o evento receba 12 mil visitantes. Ele contará com 180 expositores, 900 agentes de viagem e operadores e 70 jornalistas. “A ideia é potencializar os atrativos turísticos que envolvem os quatro estados e tudo isso, com a ajuda do Pronatec, porque às vezes não falta emprego e sim mão de obra qualificada”, avaliou Rocha. (LS).

Fotos: Divulgação / LS

Nenhum comentário:

Postar um comentário