| Secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes |
O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, promoveu na manhã desta quarta-feira, 06, reunião com representante de vários municípios com potencial turístico para apresentar projetos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até 2014 irá oferecer oito milhões de vagas. O Município de Extremoz foi representado pelo coordenador de eventos Domingos Sávio
“O grande legado que ficará depois da Copa de 2014 para o RN será a qualificação profissional por meio do Pronatec. O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica”, ressaltou o secretário Renato Fernandes.
Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico, praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra e estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
Senac
| Miriam Silveira, representante do Senac |
“O Pronatec começou efetivamente em 2012 de forma tímida, mas a expectativa é de que forme, em 2013, mais de 15 mil alunos. O programa não conseguiu chegar aos municípios no ano passado, mas agora estamos fazendo um esforço extra para divulgar os 54 cursos do Pronatec”, relatou Miriam, acrescentando que a Secretaria de Turismo do Estado está fazendo um esforço, contando com a ajuda das prefeituras para conseguir preencher todas as vagas ofertadas pelo Pronatec Turismo, inclusive com montagem de uma equipe específica de trabalho para esse fim.
Rota 101
| Antonio Roberto Rocha, do projeto Rota 101 |
Os organizadores estimam que o evento receba 12 mil visitantes. Ele contará com 180 expositores, 900 agentes de viagem e operadores e 70 jornalistas. “A ideia é potencializar os atrativos turísticos que envolvem os quatro estados e tudo isso, com a ajuda do Pronatec, porque às vezes não falta emprego e sim mão de obra qualificada”, avaliou Rocha. (LS).
Fotos: Divulgação / LS
Nenhum comentário:
Postar um comentário