Dia 21 de Março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, realiza nos dias 18 e 19, das 08h às 16h, o 1º Encontro Municipal Contra a Discriminação Racial, voltado para professores, arte educadores e munícipes. O encontro será na seda da fundação.
De acordo com informações da presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, Leda Medeiros, o evento é referendado pelo o que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro e indígena, no que no que estabelece a lei de n° 10.639/03 / 11.645/08.
“Vamos fazer, também, uma reflexão sobre o ocorrido em 21 de março de 1960, na Cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular e a polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadoras, morrendo 69 pessoas e cerca de 180 ficando feridas”, informou Leda Medeiros.
“No dia 21vamos fazer um momento de fortalecimento, integração e reflexão com grupos de matrizes Africanas onde estejam resguardados os direitos constituídos em Lei, na Praça do Estrela do Mar, às 15h, com grupos de capoeira e, comunidades de terreiros, com estrutura de som, banheiros químicos, carro de som, faixas e certificados de participação”, concluiu a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú.
Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de Março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Oficinas
A Função ofertará as seguintes oficinas abertas ao público: Dia 18 (Segunda-Feira), Oficina Afro–Artesanal, Samba de Roda e Maculêlê, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Dia 19 (Terça–Feira) Oficina de Dança Afro e Apresentação das atividades com o alunos. Das 08 às 11h e das 13h às 16hs.
Cronograma
Dia 18 (Segunda-Feira)
08h às 09hs – Credenciamento dos participantes
09h às 11h – Oficina artesanal de saias de sisal e oficina samba de roda
11h30 - Intervalo
12hs – Almoço da Equipe
13h às 16h - Oficina artesanal de saias de sisal e oficina samba de roda
OFICINA AFRO – ARTESANAL
Local – Sala Artes Cênicas - Fundação de Cultural Aldeia de Guajirú
Tipologia – Fibra de Sisal
Público Alvo: Alunos da Fundação de Cultura e membros de Grupos de Capoeira rede escolar
Objetivo: Despertar nos educando a importância artesanal da fibra de sisal como também seu uso para peças artísticas e utilitárias.
Instrutor: Neuber Fernandes de Lima – Café – Centro Cultural Gingáfrica – Redinha - Flaviana Maia do Ylê Axé DaJô Obá Ogodô – Comum Extremoz.
Dia 19 (Terça – Feira): Oficina de Dança Afro
08h às 11h – Oficina artesanal de dança afro
11h30 – Intervalo
12h – Almoço da Equipe
13h às 16h - Oficina coreográfica e culminância do projeto com apresentações dos resultados
Local: Fundação de Cultura Extremoz.
Público Alvo: Alunos da Fundação de Cultura e membros de Grupos de Capoeira rede escolar. (LS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário