Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 25 de março de 2013

Sessão Solene marca os 47 anos do PMDB na Câmara Municipal de Natal


A Câmara Municipal de Natal sediou na manhã desta sexta-feira, 22, a sessão solene em homenagem ao aniversário de 47 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O vereador Felipe Alves, líder do partido no poder legislativo natalense, foi o propositor do evento. Participaram da sessão o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, o ex-deputado e fundador do partido no estado Roberto Furtado, os deputados estaduais Walter Alves e Hermano Morais, além dos vereadores Ubaldo Fernandes e Bertone Marinho que junto com Felipe compõe a bancada do PMDB na Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento, Felipe Alves destacou a história do PMDB na luta contra a Ditadura Militar. O parlamentar lembrou o posicionamento oposicionista tomado pelo partido no período da repressão, atitude que provocou muitas cassações e perseguições aos simpatizantes do Movimento Democrático Brasileiro. No Rio Grande do Norte nomes como Aluízio Alves e Agnelo Alves tiveram seus direitos políticos cassados, ficando impossibilitados de exercerem cargos públicos. Na esteira dessa decisão do regime militar, surgiram as figuras que hoje tem o controle do partido no estado. Os jovens Garibaldi Filho e Henrique Eduardo se elegeram de forma heróica e iniciaram naquele momento uma trajetória de sucesso na política nacional.

O líder do PMDB na Câmara Municipal se mostrou empolgado com a oportunidade de comandar a bancada do partido no Poder Legislativo natalense, garantido muito empenho e trabalho na busca de melhorias para os cidadãos e cidadãs da capital potiguar. Felipe Alves disse que os vereadores do PMDB atuarão de forma criteriosa na análise dos projetos benéficos a cidade e não hesitarão em criticar quando for preciso: “O PMDB vai assumir o seu papel de direito nessa casa, com uma posição firme e atrelada as demandas mais urgentes da população”, finalizou. Os vereadores Bertone Marinho e Ubaldo Fernandes também pregaram a união em torno das melhorias nos serviços básicos para os natalenses.

O deputado estadual Walter Alves, vice-presidente do PMDB no estado, enfatizou o grande momento vivido pelo partido, lembrando que a cada eleição o partido cresce. Walter lembrou que o PMDB elegeu 53 prefeitos no último pleito municipal, como também aumentou a sua bancada de vereadores. No plano nacional a sigla tem sobre a sua batuta a vice-presidência da República, cinco ministérios e as presidências do Senado e da Câmara Federal, com o deputado Henrique Alves.

Para Walter, o PMDB local precisa aproveitar esse espaço ocupado pelo partido em pontos-chaves para trazer benefícios para os habitantes do Rio Grande do Norte. O deputado reforçou a importância de conquistar projetos como a ampliação do Porto de Natal, a duplicação da BR-304 e a finalização das obras do novo Aeroporto de São Gonçalo. Walter Alves se mostrou otimista com as perspectivas de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte: “O Rio Grande do Norte é pequeno em território, mas é enorme em força e vontade política para conquistar esses projetos. Tenho a plena convicção que os próximos anos serão de muitas vitórias para o estado”.  O deputado estadual Hermano Morais parabenizou o vereador Felipe Alves pela proposição da sessão solene e compartilhou a opinião de seu companheiro de Assembleia Legislativa, projetando anos prósperos para o Rio Grande do Norte com a conclusão de projetos importantes.

Um dos fundadores do PMDB no estado o ex-deputado e ex-secretário de estado Roberto Furtado não escondeu de ninguém o orgulho de ter iniciado a história do partido no Rio Grande do Norte. A fundação da sigla representou um dos momentos marcantes de sua vida pública. Roberto também se disse muito feliz com o caminho e tamanho conquistados pelo PMDB no Rio Grande do Norte.

O pronunciamento do Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi um dos pontos altos do evento. Garibaldi iniciou a sua fala lembrando-se dos grandes nomes que alicerçaram o nome do PMDB no cenário político do país e do Rio Grande do Norte. O ministro fez questão de citar os nomes de Ulysses Guimarães, Geraldo Queiroz (primeiro deputado eleito pelo MDB no RN), Roberto Furtado e Odilon Ribeiro Coutinho: “Temos um divida histórica com esses nomes, pois foram eles que a duras penas plantaram as sementes do partido”.

O nome do maior político da história do Rio Grande do Norte não poderia deixar de ser citado na sessão em homenagem ao aniversário do partido. Garibaldi Filho reforçou a importância de Aluízio Alves para o PMDB, relembrando a luta, a ousadia e a competência dele. O ministro não escondeu a emoção ao falar da nova geração dos políticos da sigla que tem a obrigação de carregar e levar o partido pelos próximos anos: “A responsabilidade de vocês é enorme, mas tenho a certeza que o PMDB vai continuar sendo merecedor da confiança da população brasileira e potiguar”, enfatizou.

Garibaldi Filho também deu um tom político ao seu pronunciamento, ressaltando a força e a importância do PMDB no cenário político do Rio Grande do Norte. Ele destacou a valentia do partido que nunca se furtou em tomar decisões em busca do melhor para o estado: “O PMDB precisa continuar a escrever sua história e hoje tem condições de disputar todos os cargos que desejar”. O ex-governador terminou o seu discurso dizendo que tem muito orgulho do que construiu ao longo de sua carreira política, afirmando que a sua única ambição é que seu filho, o deputado Walter Alves, continue na vida pública.

O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, foi o responsável pelo último pronunciamento da sessão. O herdeiro político de Aluízio Alves se disse emocionado em rever grandes figuras que fizeram e fazem a história do PMDB no Rio Grande do Norte. O deputado fez um breve histórico do partido, recordando a maneira conturbada do inicio da sigla no estado. Henrique disse que o principio do partido foi muito complicado, pois existia muita perseguição e ameaça para quem simpatizava com o movimento, mas com muita altivez e dignidade o partido se manteve vivo. Henrique Alves criticou ainda aqueles que insistem em rotular o PMDB de fisiologista. Para ele, todos desejam uma composição com o partido, pois sabem da força e da capacidade da sigla.

 O chefe do poder legislativo federal disse que o Rio Grande do Norte vai passar por um momento novo com as garantias conquistadas junto ao Governo Federal. Como presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Henrique não tem encontrado barreiras nos ministérios e órgãos da República em relação às demandas potiguares. A retirada dos tanques de combustível da Petrobras no bairro de Santos Reis em Natal, a duplicação da BR-304, a duplicação da Reta Tabajara em Macaíba, a barragem de Oiticica e a conclusão das obras do novo Aeroporto de São Gonçalo foram projetos elencados pelo Presidente da Câmara Federal e que já obtiveram sinal verde do governo federal para ocorrerem em breve.

Ao encerrar as suas palavras o deputado federal pregou a união da classe política em torno de um único projeto: O pleno desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O presidente estadual do PMDB foi enfático ao excluir o partido de qualquer negociação política em 2013: “Quem procurar o PMDB para tratar de política este ano não terá sucesso. Vamos trabalhar para concretizar os projetos que o estado precisa para crescer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário