Por iniciativa da vereadora Leila Cristina (PMDB) a Câmara Municipal de Extremoz realizou na manha desta sexta-feira, 08, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 08 de março.
A sessão, presidida pela vereadora Leila Cristina, foi prestigiada por diversas representantes de movimentos femininos e foi aberta pela cantora evangélica Raquel Gomes, que cantou a música ‘Milagres’, seguida do Hino Nacional.
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, foi representado pela primeira dama e Secretária de Assistência Social, Renata Rêgo. "Este dia é só uma comemoração simples porque todos os dias somos especiais, principalmente como mães, que é uma dádiva. Sabemos que o ritual de uma mulher é complicado. Ser mulher é padecer no paraíso", sorriu Renata. (GC).
DISCURSO DA VEREADORA LEILA
PARA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08/03/2013
Meus Senhores e minhas Senhoras,
Nesta Sessão Solene de minha Propositura, para Celebrar o dia Internacional da Mulher, sinto-me muito honrada em poder participar desse momento festivo juntamente com todos vocês, homens e mulheres. Comemoramos não apenas uma data alusiva a um fato passado, mas sim comemoramos o futuro a certeza de que avançaremos na busca entre a igualdade de gêneros, fruto de uma grande consciência coletiva que potencializa a capacidade de reflexão sobre o mundo que nos rodeia, e assim buscaremos juntos mecanismos para alcançar a Justiça Social.
Nós mulheres merecemos todos os parabéns e todo o carinho da Sociedade, somos responsáveis pelo lar e em meio a essa responsabilidade, vivemos uma vida de conquistas, basta olhar a História e verificar o quanto avançamos e o quanto ainda temos por avançar.
Desde o dia 08 de março de 1857, quando as operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade Norte Americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho e equiparação de salários, dentre outros direitos e até mesmo foi preciso que aquelas Mulheres pagassem com as próprias vidas, sendo trancadas e incendiadas dentro da fábrica, em um ato totalmente desumano.
Daí então, nós mulheres começamos a conquistar o nosso espaço na Sociedade. No ano de 1975, o dia 08 de março foi oficializado através de um Decreto da Organização das Nações Unidas – ONU, o dia Internacional da Mulher. Um dia não somente para ser comemorado, mais para refletir e discutir o papel da Mulher na Sociedade atual.
Nós Conquistamos junto a ONU alguns direitos: O direito à vida, à liberdade, à segurança pessoal, direito a igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, direito à liberdade de pensamento, direito a informação e a educação, direito a privacidade e a saúde, dentre outros previstos na Constituição Federal do Brasil. Conquistamos também o direito de não ser submetidas à torturas e a maus tratos, direitos esses garantidos com a implantação da Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, mais conhecida com Lei Maria da Penha.
Minhas amigas, com o passar do tempo e com muitas lutas, estamos conquistando o nosso espaço em todos os setores da Sociedade, nós também conquistamos o direito a participação na política do nosso País, direito de votar e ser votada, mais a participação feminina na política ainda é muito pequena. Hoje temos uma Mulher no Comando do Nosso País, a Presidenta DILMA, do nosso Estado a Governadora ROSALBA CIARLINI e algumas no Legislativo Federal e Estadual. Aqui no nosso Município, eu sou a sétima mulher, a ocupar uma cadeira nessa Casa Legislativa. Nesta Legislatura, temos apenas duas EU e a Excelentíssima Senhora Vereadora Lúcia Ramalho, representamos menos de 20% do número de Vereadores nesta Casa.
Por isso cada mulher cidadã eleitora, possui um importante papel que não significa apenas a luta pelos seus direitos como mulher, mas sim uma luta por uma Sociedade mais justa e humanitária. Estou aqui para representar, defender os direitos e propor políticas públicas para todas as mulheres do nosso Município.
Quero nesse momento, fazer um agradecimento especial a minha querida e amada MÃE, muito obrigada por tudo que a senhora já fez e representa para mim. Agradeço todos os dias a DEUS por você existir, obrigada.
Encerro minhas palavras, fazendo referência a Palavra de Deus que diz: “Mulher virtuosa quem achará? Ela vale muito mais do que Pérolas”. (Provérbios. 31, 10)
Muito obrigada e que Deus às abençoe.
Parabéns a todas as Mulheres!
AUTORIDADES PRESENTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário