Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sistema de combate à corrupção criado pela Prefeitura de Natal é destaque nacional


A Prefeitura de Natal foi protagonista no Dia Nacional do Combate à Corrupção por facilitar o acesso à informação da população. O sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão (e-SIC), desenvolvido pela Prefeitura de Natal, foi escolhido pela Controladoria Geral da União (CGU) como modelo para todo o país. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

O lançamento do e-SIC aconteceu nesta terça-feira (9/12), durante o “Web Seminário Apoio Tecnológico aos Municípios, em Brasília-DF. A secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, foi representada pelo diretor do departamento de Redes, Segurança e Suporte Técnico da Sempla, Clézio Azevedo. Durante a solenidade, a Prefeitura de Natal assinou, ao lado da Controladoria Geral da União (CGU), a disponibilização da plataforma e-SIC livre.

O sistema E-SIC Livre foi registrando no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como propriedade intelectual em nome da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal do Natal. A ferramenta está disponível para qualquer cidadão baixar pelo portal do software publico Brasileiro, espaço virtual que reúne diversas soluções de TI para Municípios, Estados e União. O portal é gerenciado pelo Ministério do Planejamento, por meio da secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). O E-SIC é uma politica pública para democratizar o acesso dos entes a soluções de TI, reduzindo o custo de desenvolvimento e consequentemente os custos do erário

Nenhum comentário:

Postar um comentário