Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Escola pública de Natal focada em eficiência completa 15 anos de resultados expressivos


Fundada através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, a Escola Municipal 4º Centenário, que funciona nas instalações físicas da UNP (Universidade Potiguar) da Avenida Floriano Peixoto, em Petrópolis, é um exemplo de sucesso da educação potiguar. A tarde desta quarta-feira, 17 de dezembro, será marcada pela formatura da sua 15ª turma do 9º ano do ensino fundamental. Ao longo destes 15 anos, o modelo de gestão focado em resultados gerou inúmeras conquistas, como aprovação recorde nos concursos do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN) e liderança consecutiva no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para alunos de bairros como Brasília Teimosa, Rocas, Mãe Luiza, Passo da Pátria, Redinha, Ponta Negra, Felipe Camarão, Alecrim, Zona Norte. A escola também coleciona dezenas de premiações em concursos de educação nacionais.

A história da Escola 4º Centenário foi iniciada em 1999, por iniciativa da UNP – Universidade Potiguar, sob a gestão do professor e empresário Paulo de Paula, que acreditou no projeto e teve apoio da Secretaria Municipal de Educação. A Escola foi mantida durante quatro anos pela UNP, que bancava integralmente os custos, além de ceder instalações. Após implantar o modelo de gestão inovador, estabelecendo a cada ano um plano de ação com metas e participação efetiva das famílias no processo educacional, no quinto ano a escola passou a ser gerida pela Prefeitura de Natal, que manteve o histórico de resultados expressivos. Dentre as conquistas da Escola, que comprovam o rumo certo do modelo de gestão, destacam-se a liderança no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em vários anos (2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012) bem como a aprovação recorde de alunos no concurso da IFRN, inclusive em 1º lugar.

Na tarde desta quarta-feira, a partir das 16 horas, será realizada mais uma formatura de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal 4º Centenário. Eles receberão, das mãos do professor Paulo de Paula, e da reitora da UNP, professora Sâmela Soraya Gomes de Oliveira, o tão esperado diploma, que tem representado a estes jovens não somente a conclusão da fase escolar, mas a comprovação do sucesso da missão da Escola que é: Ser um centro de excelência na formação integral de jovens no Ensino Fundamental, oferecendo educação pública com alto padrão de qualidade à comunidade natalense. A direção mantém metas ousadas, como alcançar índice de aprovação de 90% em todos os anos do Ensino Fundamental; Obter índice de evasão escolar de um por cento para todo o alunado e Obter índice máximo de aprovação para acesso no IFRN.

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO DE HOJE

O QUE: Formatura de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal 4º Centenário
QUANDO: Quarta, 17 de dezembro, 16 horas
ONDE: UNP Floriano Peixoto, Petrópolis, sede da Escola Municipal 4º Centenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário