Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Extremoz inaugura primeira ‘Casa Lar’ do Estado


            O município de Extremoz inaugurou na manhã desta segunda-feira, 01, a primeira casa de acolhimento para crianças e adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte (Casa Lar). O espaço foi entregue pela governadora Rosalba Ciarlini, que esteve acompanhada do prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, da secretária Estadual Adjunta de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Paula Valéria, procurador Geral de Justiça Adjunto do MPRN, Jovino Pereira, prefeito de Taipú, Ariosvaldo Bandeira (Louvado), e a promotora de Justiça Gerliana Rocha, que também e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOPIJ-RN).

           
A Casa Lar é um imóvel organizado para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (sob medida protetiva), como vítimas de abuso sexual e violência doméstica, que precisam de acolhimento temporário.  O espaço tem estrutura para receber até 10 pessoas, de 0 a 17 anos.  São cinco quartos, sala, cozinha e uma área para atividades e brincadeiras. No local as crianças e adolescentes serão acompanhadas por assistentes sociais e psicólogos. “Essa Casa Lar é um exemplo de como um trabalho em parceria com Estado, Prefeitura e Ministério Público rende bons frutos. Neste local as crianças e os adolescentes, que por ventura precisem de auxílio, serão acolhidas e cuidadas com auxílio de profissionais capacitados e dedicados até que possam estar seguras”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini.

           
Além de Extremoz a casa de acolhimento servirá aos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo, Ceará-Mirim, São Miguel do Gostoso e Taipú, que realizaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A expectativa é abrir novas Casas em outras regiões para beneficiar outras cidades de pequeno porte que ainda não dispõe desse tipo de assistência. “Recepcionar crianças e adolescentes em situação de risco com a estrutura necessária é parte do necessário para promover a volta para o ambiente familiar com todo o suporte necessário e acompanhamento profissional”, disse o Procurador Geral de Justiça Adjunto, Jovino Pereira.

Com reportagem de Gilmara Costa
Fotos: Denis Cléber
02 12 14

PARA VER MAIS FOTOS, CLIQUE EM "MAIS INFORMAÇÕES"



















Nenhum comentário:

Postar um comentário