Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Fiscalização: Falta de material no Hospital Walfredo Gurgel persiste


Em fiscalização realizada na última terça-feira (25) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Conselho Regional de Enfermagem do RN – Coren-RN registrou a existência de 107 leitos nos corredores, 119 pacientes no aguardo de procedimentos cirúrgicos e um problema recorrente: a falta de material médico-hospitalar e medicamentos.

Durante a visita da fiscalização ao hospital, foi constatado o déficit de itens como: sedativo, analgésico, propé, sondas de aspiração, coletor para sonda e gaze cortada. A falta de gaze cortada, inclusive, tem contribuído para o aumento no trabalho dos profissionais de enfermagem da Central de Material e Esterilização, pois precisam cortar uma grande quantidade de gaze em rolo.

De acordo com a enfermeira fiscal, Luciana Cláudia Correia, nenhum problema relacionado ao fornecimento de alimentação para pacientes, acompanhantes e profissionais foi registrado. No entanto, a conclusão do relatório da visita aponta para a necessidade de ações emergenciais na unidade hospitalar a fim de prevenir maiores danos, proteger os profissionais e garantir à população o direito à assistência.


Em setembro, o Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde, do qual o Coren-RN participa, denunciou, em nota pública, a grave situação em que o Walfredo Gurgel se encontrava com a falta de material, insumos, medicamentos e equipamentos básicos para o atendimento de urgência. O problema recorrente de abastecimento no maior hospital de urgência do estado continua comprometendo o direito da população à saúde e dificultando o trabalho adequado dos profissionais de enfermagem e da saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário