Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Agripino promove Encontro de Empreendedores no Senado



Nesta segunda-feira (1º), senador promoveu I Encontro de Empreendedores no Senado

Durante o I Encontro de Empreendedores no Senado Federal, promovido pelo senador José Agripino (RN), na tarde desta segunda-feira (1º), o parlamentar disse que seu mandato está à disposição para ser o elo entre o empreendedorismo e o Congresso Nacional. Em seu discurso de abertura, o senador destacou ainda ser imprescindível que o país estimule a inserção e o desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho, estimulando vocações e gerando oportunidades.

“Esse meu contato com os jovens empreendedores é muito importante porque, se tem alguém em quem eu acredito, é na juventude do meu país, em seu talento e na sua capacidade de gerar o próprio sustento”, ressaltou José Agripino. “Por isso fiz questão de reunir, neste encontro, empreendedores dos mais diferentes segmentos e representantes das mais diversas entidades: para ouvir o que eles têm a dizer, suas reivindicações e de que forma eu, como parlamentar, posso propor leis e debates que facilitem a vida do jovem empreendedor”, acrescentou.

O encontro reuniu representantes das principais associações ligadas ao empreendedorismo, como a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje); a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); a Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps); e o Programa Escola de Empreendedores (Empreend), da Universidade de Brasília (UnB); além de universitários, jornalistas e público em geral.


Para a executiva da Conaje, Priscila Dias, encontros como o promovido pelo senador José Agripino devem ocorrer com regularidade no Congresso Nacional. “Temos jovens empreendedores dependendo de várias bandeiras, projetos e ações em prol do setor”, frisou. O presidente da Brasil Júnior, Ryoichi Penna, acredita que o diálogo entre entidades e Legislativo é primordial quando se fala de empreendedorismo. “Até pouco tempo, quando se falava de empreendedorismo, se falava da abertura de negócios para pura sobrevivência. Hoje se fala em gerar emprego, renda e mobilidade social para as pessoas”, ressaltou.

 Já o presidente da Asteps, Hugo Giallanza, defende mais incentivos fiscais para os empresários juniores uma vez que a carga tributária brasileira afasta investimento. “Investidores internacionais veem uma barreira para aplicar recursos nas startups por falta de incentivo fiscal”, contou. Segundo Marcos Teixeira, do Empreend, da UnB, o estímulo aos jovens para o empreendedorismo deve começar na idade escolar. “Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico quer levar ao conhecimento de todos a importância do setor para o crescimento pessoal e profissional da juventude”.

De acordo com José Agripino, seus encontros pessoais com jovens empreendedores serão cada vez mais frequentes. O parlamentar lembrou que é autor de três projetos de lei que incentivam o setor: o primeiro oferece incentivo fiscal às startups; o segundo regulariza a empresa júnior no Brasil; e o terceiro estimula o “investidor-anjo”. O senador também vai apresentar nas próximas semanas projeto de lei que oferece benefícios ao empreendedor rural. Na última semana, o senador conseguiu aprovar projeto de resolução de sua autoria que cria o Prêmio Jovem Empreendedor no Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário