Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Eco Praça completa um ano e planeja expandir atividades para várias praças de Natal


Para comemorar um fim de semana de atividades em prol da saúde e qualidade de vida, cultura, debates, doação de brinquedos e muito mais

O projeto Eco Praça, que propõe a ocupação e revitalização das praças públicas de Natal por meio da mobilização colaborativa, está completando um ano e realiza uma edição comemorativa, neste fim de semana, no Parque Capim Macio. O evento como sempre será aberto ao público e terá atrações para todas as faixas etárias.

A programação de sábado (13) começa com um mutirão de limpeza do Parque Capim Macio com a participação da comunidade e de quem deseje colaborar. Às 10h, acontece a vivência "Ocupando os Espaços Urbanos" e uma roda de conversa sobre ocupação do espaço urbano, com Centro Acadêmico Giácomo Palumbo, do curso de Arquitetura da UnP. Após a atividade acontece uma oficina de estêncil que visa colorir a praça. O Grupo Escoteiro de Candelária também participará da limpeza do parque.
Já no domingo (14) as atividades começam com as aulas de Tai Chi Chuan e de danças circulares, ministradas pelo professor Flávio Ferreira, e de yoga com o professor Marcelo Kramer.  Às 08h está previsto o passeio ciclístico Ciclo Natal, realizado pela ACIRN (Associação Potiguar de Ciclistas). Ainda no início da manhã também haverá o café da manhã coletivo e a oficina - Sucos Detox, Leites Vegetais e Shakes Energéticos, com um dos principais difusores da dieta alcalina no Brasil, Daniel Alkaline Man.




         A partir das 10h, se iniciam as atividades voltadas para a alegria da criançada, começando com a Contação de Histórias para Pais e Filhos com Eva Potiguar, poeta e doutora em Educação com Experiência em Arte-educação e Educação Infantil/UFRN. Em seguida, o Projeto Acústico Infantil apresenta um show musical para toda a família com canções infantis em outros ritmos como rock, reggae, disco e forró. O sarau poético com Vânia Bertoldo acontece às 11h30 e traz um show costurado por poesias e músicas que passeiam pelo baião, coco, maracatu, samba e raízes afros e no blues.



         A tarde começa com muita música e shows do multi-instrumentista Dani de Sales, que apresenta seu trabalho autoral “Ao Vivo e Sem Overdubs”, com uma grande influência do blues, jazz e da música brasileira; e da banda Tesla Orquestra mostrar ao público seu trabalho de post rock/experimental/instrumental em que cada música traz um conceito ligado à filosofia, ciência ou espiritualidade.



         A partir das 14h, acontece um importante bate-papo com a integrante do Coletivo Leila Diniz, arquiteta e urbanista, Cláudia Gazola, com o tema “A Mulher e a Cidade”. Uma roda de diálogo para problematizar e chamar a atenção para o fato das mulheres, estarem, historicamente fora do processo de produção e reprodução das cidades e também para a necessidade de ampliação de direitos das mulheres, numa perspectiva feminista, considerando as desigualdades existentes entre homens e mulheres.



         Em seguida, a esquete teatral Debaixo da Pele, da Cia Eureka de Teatro, faz uma retrospectiva histórica da chegada do negro ao Brasil até os dias de hoje e coloca em questionamento temas como: preconceito, racismo, conquistas e igualdade. A banda Forasteiro Só se apresenta, às 15h, com músicas do álbum recém-lançado “Chuva”, que propõe uma mistura entre o rock e a MPB setentista. Logo após é hora de dar muita risada com um trio de palhaços pra lá de engraçados no espetáculo Combo Tropa Trupe.



         Encerrando o fim de semana de comemorações em grande estilo o shows de Maguinho daSilva, às 16h30, e do Skarimbó, às 17h30. Os vencedores na categoria de melhor CD do ano no Prêmio Hangar 2011, Maguinho daSilva e d'malassomBROSband apresentam o “Baile de in-própria music”, trazendo muito "sambarocksteadyfunksoulbaião” com variações de drum n’ bass, bossa-nova, carimbó e um certo tempero armorial.  Já o grupo Skarimbó traz uma mistura musical que inclui frevo, carimbó, ska, samba, reggae, ciranda e baião.



         Durante o domingo também haverá outras atividades e serviços para o público que oferecem qualidade de vida, promoção à saúde, lazer e educação ambiental: Gastronomia na Praça, Tenda da Saúde da Drogaria Paiva, oficina de slackline e tecido acrobático, Feira de Economia Solidária, intervenções culturais e exposições, Oficina de Arte Circense e discotecagem do DJ TNN.



         Outra ação importante, que ocorrerá durante todo o dia, será a doação de brinquedos, novos ou usados, que serão destinados a 200 crianças do assentamento do MST de Elói de Souza.



         Idealizada pelo Instituto LEV a edição de aniversário conta com o apoio do Restaurante Enquanto Seu Lobo não Vem, Prefeitura do Natal, Posto Planalto, Tropa Trupe, Águia Piscina, Padaria Gosto de Pão, Vereadora Júlia Arruda, ACIRN e Drogaria Paiva.



Um ano de integração para um 2015 de expansão



         Foram seis edições realizadas na Praça dos Eucaliptos, em Candelária, e uma no Parque Capim Macio, nas quais a cada edição mais pessoas se mobilizavam e mais o público dava um retorno positivo em relação ao projeto e as atividades propostas. Durante esse ano o projeto obteve um público de 12 mil pessoas, proporcionou espaço para 200 artesões e expositores, apresentou 120 atrações culturais e promoveu 50 vivências e 35 atividades ambientais com temas relevantes para a sociedade.



         “Tivemos um ano de diversas atividades e muitas histórias para contar: artistas, músicos, expositores, público, oficinas variadas, vivências e palestras tudo isso reunindo, integrando, transformando e resignificando a vida das pessoas e suas relações com os nossos velhos e abandonados bancos de praça. E tudo feito de forma gratuita e colaborativa. Para realização dessas oito edições contamos com um verdadeiro batalhão de voluntários que são o alicerce de toda ação de fomento, execução, planejamento e espírito do projeto e que acreditam que podem construir um futuro sustentável e mais digno para todos”, afirma Geraldo Gondim, idealizador do Eco Praça.



         Para 2015, a ideia é não só manter, mas ampliar o projeto para outras praças de todas as regiões da cidade. “Estamos pleiteando um espaço para desenvolver um projeto permanente, usando a tecnologia social da permacultura e acreditamos que no ano que vem isso acontecerá”, destaca Geraldo Gondim.



         O envolvimento da iniciativa pública e privada foi ocorrendo aos poucos e aumentando a cada edição e deverá ser maior em 2015, já que o projeto vem se aproximando cada vez do setor público e estreitando o diálogo. Inclusive circula um abaixo assinado no Avaaz que será enviado para a Prefeitura do Natal com o objetivo de solicitar aos gestores públicos o reconhecimento e a importância do projeto e apoiar de forma mais ativa o Eco Praça. Acesse o abaixo assinado aqui.



O que é o Eco Praça?

         O projeto Eco Praça surgiu com o objetivo de promover junto a sociedade, a utilização consciente e coletiva dos espaços públicos e promover a revitalização e ressignificação desses espaços.

         A ação é idealizada e promovida pelo Instituto LEV de Permacultura, organização sem fins lucrativos, que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco-pedagógico, com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

Serviço:

1 ano do Projeto Eco Praça
Sábado e domingo (13 e 14/12) – das 7h30 às 18:30h - Parque Capim Macio (por trás do Extra da Av. Engenheiro Roberto Freire)
Contato: Geraldo Gondim – (84) 9689-1431 / www.facebook.com/ecopraca



Programação:



DIA 13 - Mutirão de limpeza e montagem
10h00 - Vivencia - Ocupando os Espaços Urbanos com Giácomo Palumbo (Arquitetura - UNP): Roda de conversa sobre ocupação do espaço urbano, seguida de oficina de estêncil para colorir a praça; Ação com os escoteiros.



DIA 14

07h30 - Tai Chi Chuan – Flávio Ferreira

08:00 Saída passeio ciclístico Ciclo Natal
08h30 - Tenda da saúde:atendimento gratuito - exames de glicose e glicemia
Danças circulares - – Flávio Ferreira
Oficina de Sucos Detox, Leites Vegetais e Shakes Energéticos - Daniel Alkaline Man
09h - Café da manhã
Yoga com Marcelo Kramer

10h - Contação de Histórias para Pais e Filhos com Eva Potiguar
10h30 - Musicalização Infantil
11h - Feira de Economia Solidária
Projeto Acústico Infantil - Carmem Pradella e Levy Ribeiro
11h30 - Sarau poético com Vânia Bertoldo
12h - Gastronomia na Praça
Palhaça Madá com a Benúncia
13h - Show Dani de Sales
13h40 - Danças Circulares pelo Mundo - Denise Salgado
14h - Show Tesla Orquestra
Bate-papo: A mulher e a cidade com Cláudia Gazola.
Oficina de Arte Circense
14h40 - Espetáculo - " Debaixo da Pele" Cia Eureka de Teatro
15h - Show Forasteiro Só
16h - Espetáculo Combo - Tropa Trupe
16h30 - Baile In-propria-music com Maguinho DaSilva e d' MalassomBROSband
17h30 - Show Skarimbó

Nenhum comentário:

Postar um comentário