A cidade de São Gonçalo do Amarante iniciou nesta quarta-feira (7), no Teatro Municipal, um importante trabalho de prevenção e combate às drogas no município. A iniciativa é da secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, que realizou o “I Encontro São Gonçalo Contra as Drogas”. O projeto conta com o apoio e envolve os demais órgãos da gestão municipal. O prefeito, Jaime Calado, esteve prestigiando o evento ao lado de vereadores, secretários, conselheiros, servidores públicos, jovens e representantes de entidades e das comunidades.
No evento, foi apresentado um vídeo informativo alertando para o risco do uso de drogas lícitas e ilícitas, e que posteriormente será exibido nas escolas do município e eventos com a juventude. A apresentação da peça teatral “Branca de Neve e o Conto das Drogas”, escrita pelo ator e diretor do teatro, Gleydson Almeida, e com a participação de artistas locais, foi um dos momentos marcantes do evento. A encenação, apesar de momentos cómicos, faz uma advertência séria e direta sobre os efeitos desastrosos do uso de substâncias entorpecentes.
“Estou feliz pela representatividade da comunidade sãogonçalense aqui hoje. Precisamos construir novos conceitos. Temos que tirar toda a carga negativa que recai sobre os jovens, afinal, eles são o futuro do país. Há três palavras que se colocarmos em prática teremos um país bem melhor: cidadania, educação e respeito. Buscamos construir políticas públicas junto às igrejas, escolas e famílias, enfim com a sociedade, para enfrentarmos esse grande mal que são as drogas”, falou Mada Maia Calado.
Uma palestra com apresentação de estatísticas e a realidade do tráfico e uso de drogas cada vez mais cedo pelos jovens foi ministrada pelo delegado e professor de Direito Penal, Heráclito Noé, com o tema: “Prevenção as Drogas e Educação pela Paz”.
Por Marília Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário