O turismo é a principal atividade econômica da cidade de Natal. O setor de comércio, serviços e turismo responde por 60% do PIB da capital potiguar, segundo dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte. Para estimular essa atividade tão importante para o município o vereador Felipe Alves apresentou nesta quarta-feira (21) um projeto de lei que inclui as bancas de jornal e de revistas como Pontos de Informações Turísticas do Município de Natal. A proposta tem por objetivo fundamental de garantir maior informação aos cidadãos e turistas que transitam nas ruas do município do Natal/RN, considerando o número de bancas de jornal e revistas espalhadas pela cidade bem como a localização estratégica ao alcance do público.
Iniciativas semelhantes já foram implantadas em cidades como Fortaleza, João Pessoa e Recife. Outro fator que corrobora com a necessidade da aprovação do projeto é a Copa do Mundo de 2014. A capital potiguar é uma das sedes da competição e vai receber milhares de visitantes durante o evento. A atual estrutura de informações oferecida pelo município não terá capacidade de atender a demanda gerada pelo mundial, portanto, estes novos pontos de informações turísticas podem ser mais um passo na capacitação e preparação para receber tais visitantes.
A iniciativa prevê que a adesão das bancas de jornal e de revistas será em caráter voluntário e gratuito e serão devidamente identificados, por meio de adesivos próprios, fornecidos pelo Poder Público, facilitando a referência para os cidadãos e turistas. Caberá às bancas de jornal e de revistas a prestação de informações públicas, turísticas e culturais aos cidadãos e aos visitantes, mediante a entrega de material publicitário, de acordo com as publicações oficiais dos órgãos municipais responsáveis pelas diretrizes da política municipal de turismo.
Serão disponibilizados materiais informativos gratuitamente pelo Poder Público, tais como mapas, endereços e sugestões que sejam de interesse turístico local e cultural às bancas de jornal e de revistas que estejam dispostas a atuarem como Pontos de Informações Turísticas. Poderão também ser firmadas parcerias com empresas privadas para confecção do material, sendo disponibilizada até 10% do informativo para a propaganda publicitária da empresa.
Felipe Alves é vice-presidente da comissão de Turismo da Câmara dos Vereadores e considera que a transformação desses estabelecimentos, que detêm permissões públicas, em pontos de informações turísticas, os tornará referência para o público em geral e, ainda, contribuirá para o desenvolvimento do turismo local, facilitando o acesso às informações, tais como endereços, sugestões de entretenimento, horários de ônibus, taxas e entre outras. Para o vereador “com a aprovação desse projeto o turista que visitar Natal vai se sentir mais acolhido e bem informado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário