Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Trabalho contra exploração sexual infanto-juvenil realizado em Natal será apresentado em encontro nacional em Campinas (SP)



O trabalho da Prefeitura do Natal na prevenção e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo será compartilhado com outras cidades na 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que será realizada nesta segunda (10) e terça-feira (11), em Campinas (SP). Integrada à campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, a atuação desenvolvida pela Prefeitura, por meio da articulação entre as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Comunicação Social (Secom) e de Turismo (Setur), foi considerada exemplar pela coordenação nacional do movimento. O evento contará nesta segunda-feira com a presença do vice-presidente da República, Michael Temer.

Dentro da reunião geral da FNP, haverá um workshop específico sobre o projeto “Prevenção da Exploração Sexual e Sensibilização dos Turistas durante Grandes Eventos”, com o objetivo de avaliar as atividades empreendidas durante o Mundial de futebol e planejar as próximas ações na área. Participarão do workshop membros das 12 cidades que sediaram os jogos da Copa no Brasil. A secretária-adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros, e o secretário-adjunto da Secom, Marcos Alexandre, serão os representantes da Prefeitura do Natal.

O encontro terá ainda as participações de dirigentes do Conselho Nacional do Sesi, do Programa Viravida e da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo), entidades que dividem a coordenação nacional da campanha “Não Desvie o Olhar” com a Frente Nacional de Prefeitos.


Durante o evento em Campinas, os representantes da Prefeitura do Natal apresentarão os resultados do trabalho promovido na capital potiguar e as medidas projetadas para 2015 em favor da proteção à infância e do enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil. Também será feita uma avaliação das atividades de divulgação e sensibilização realizadas em Natal no período da Copa, com foco na campanha "Não Desvie o Olhar".

A articulação da campanha em Natal pela Semtas, pela Secom e pela Setur é apontada pela coordenação nacional como uma das mais bem-sucedidas, dentre as 12 cidades-sede do Mundial de futebol. Tanto na capacidade de agregar forças com outras instituições envolvidas com a temática quanto na execução das ações.

Ainda na pauta do evento em Campinas, será debatida a proposta de uma agenda de visitas técnicas de intercâmbio entre as cidades que sediaram a Copa. Essa troca de experiências vai embasar a organização das atividades de capacitação do projeto “Prevenção da Exploração Sexual e Sensibilização dos Turistas durante Grandes Eventos” para 2015.

Reunião geral da FNP

A 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas, além do vice-presidente Michael Temer, terá ainda a participação de outras autoridades nacionais e internacionais. Já confirmaram presença no encontro, dentre elas o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil (ONU), Jorge Chediek, o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, e o prefeito de São Paulo (e primeiro vice-presidente da FNP), Fernando Haddad. A reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos tem até o momento com 450 participantes confirmados, dentre eles 94 prefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário