Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Campeonato de surf na Pipa consagra 11 campeões


Potiguares foram maioria no pódio durante evento que reuniu mais de 150 surfistas na Praia do Amor neste final de semana.

Depois de muitas ondas em dois dias de competições acirradas, o Rota do Mar Open Pipa Surf consagrou seus 11 campeões no final da tarde deste domingo (23), encerrando o campeonato que agitou a Praia do Amor – Pipa/RN e reuniu mais de mais de 150 atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Os vencedores das categorias Grommet, Iniciante, Mirim, Junior, Open, Sênior, Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna e LongBoard ganharam troféus e irão receber uma prancha exclusiva da Rota Mar, feita sob medida para cada surfista.

O dia de competição teve início com a disputa das semifinais das categorias Open (sem restrição de idade) e Sênior (idade superior a 28 anos). Em seguida, os surfistas das categorias LongBoard (livre), Master (acima de 35 anos), Grand Master (acima dos 40 anos), Kahuna (até 50 anos) e Grand Kahuna (acima dos 50 anos) se enfrentaram nas baterias classificatórias para as semifinais.

Com o mar mais agitado do que no período da manhã, as finais tiveram início por volta das 14h com excelentes ondas que atingiram 1m de altura. O destaque da competição foi para o surfista Mateus Sena, de apenas 12 anos, que conquistou o título de campeão nas categorias Grommet e Iniciante. O surfista Deyvson Santos, que ficou em terceiro lugar na categoria Open, também foi destaque com a melhor nota de todo o circuito, acertando um 8.40 durante a segunda fase da classificatória em sua categoria. Foi dele também a melhor média do campeonato: 16,40 pontos.


Além de Mateus, outros oito potiguares subiram ao pódio: Gabriel Bruno, na categoria Mirim; Israel Júnior, na categoria Júnior; Rafael Joaquim na Open; Emanoel de Souza na Sênior; Sávio Henrique na Grand Master; Gustavo Jorge na Kahuna; Edu Elias na Grand Kahuna e Leo Macedo na LongBoard. O paraibano Paulo Germano foi quem quebrou a hegemonia potiguar, garantindo o primeiro lugar na categoria Master. O resultado foi ótimo para os surfistas do Rio Grande do Norte, já que o evento valeu como a 2ª etapa do campeonato estadual de surf amador.

Incentivo ao esporte

O Rota do Mar Open Pipa Surf foi o primeiro campeonato realizado pela empresa Rota do Mar, maior indústria têxtil de Pernambuco e uma das maiores do Brasil no ramo.  Arnaldo Xavier, diretor da empresa, confirmou que a Rota pretende investir cada vez mais no esporte. “Como temos uma identidade muito forte com a galera do surf, nós redistribuímos nosso orçamento de marketing para investir no esporte. Hoje, temos dois atletas patrocinados pela empresa, mas pretendemos aumentar esse número para cinco e formar uma excelente equipe de surf da Rota do Mar”, revelou.

Sobre a escolha do local para a realização do primeiro campeonato, Arnaldo comentou que a Pipa apresenta um dos melhores picos do país e que a intenção da marca é estabelecer um calendário de competições de surf. “Quando falamos em surf, é impossível não lembrar da praia da Pipa-RN, de Maracaípe-PE e de Fernando de Noronha-PE. A Rota do Mar quer estabelecer um calendário de competições nesses lugares”, disse.

Estrutura profissional

O surfista Hugo Bittencourt, atleta profissional patrocinado pela Rota do Mar, destacou a organização e estrutura do campeonato. “A Rota do Mar tem uma filosofia muito marcante e por ser uma empresa de grande porte, nada mais justo do que apoiar o surf e, especialmente, a nova geração de atletas que vem se formando. A Rota e a Federação de Surf do RN estão de parabéns pela organização e estrutura. Nota 10 para o evento e para a galera da Rota do Mar”, enfatizou.

Campeões do Rota do Mar Open Pipa Surf

Grommet – Mateus Sena (RN)
Iniciante – Mateus Sena (RN)
Mirim – Gabriel Bruno (RN)
Júnior – Israel Júnior (RN)
Open – Rafael Joaquim (RN)
Sênior – Emanoel de Souza
Master – Paulo Germano (PB)
Grand Master – Sávio Henrique (RN)
Kahuna – Gustavo Jorge (RN)
Grand Kahuna – Edu Elias (RN)
LongBoard – Leo Macedo (RN)

*Fotos: Max Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário