A Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário de São Gonçalo do Amarante está investindo em projetos inovadores que gerem desenvolvimento no setor agrícola do município. Uma das experiências com sucesso é o plantio de maracujá.
No inicio desse ano o secretário da pasta, Leonardo Medeiros, junto a sua equipe, foi conhecer o projeto do professor e engenheiro agrônomo, Gilberto Lira, na divisa da cidade de Ceará-Mirim com Maxaranguape. Na propriedade eles perceberam que o plantio do maracujá não era feito diretamente na terra, mas sim, no vaso confeccionado com pneu usado e uma lona para que a raiz não crescesse na terra.
Em São Gonçalo, a Associação dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio do Potengi abraçou o projeto piloto e iniciou os trabalhos. A prefeitura ajudou com parte do material de trabalho e a associação arcou com o restante. Há cerca de cinco meses teve inicio o plantio e em breve estará rendendo faturamento aos produtores que investiram no novo negócio.
“Além de ser ecologicamente correto o uso de pouca água e energia para irrigação traz economia. O projeto proporciona uma lucratividade boa para os produtores e faz com que a economia do município se desenvolva junto com eles. São 18 produtores nesse trabalho e o retorno é rápido com cerca de cinco meses de trabalho bem feito. Um exemplo: 1ha com capacidade para 800 mudas e aproveita 1.600 pneus teria uma receita de R$ 4mil sendo a R$ 2 o kg maracujá”, finalizou o secretário Leonardo Medeiros.
Por Marília Costa
Fotos: Leonardo Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário