Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 20 de novembro de 2012

RN completa adesão de voluntários para a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Joacy Bastos
Foto: Demi Russou

No próximo dia 30 de novembro, o ginásio do Campus Universitário sediará a abertura da 18ª da edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares e um dos principais pilares da competição já está montado. O voluntariado do torneio contará com cerca de 600 integrantes, que confirmaram a participação para atuar durante uma semana de intensas disputas em Natal.

Ao todo, aderiram ao programa os universitários de instituições públicas e particulares dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Relações Internacionais, Turismo, Marketing, Administração e técnicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além deles, participarão os voluntários da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Mirim Ambiental, e das escolas da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Norte.

Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, os voluntários são “as peças fundamentais para o sucesso dos jogos. Nenhum grande evento do mundo, seja ele as Olimpíadas ou Copa do Mundo de futebol, é realizado sem a presença e ajuda efetiva dos voluntários. Eles assumem papel de destaque pela gratuidade dos seus serviços, capacitação e vontade de ajudar”, disse.

Durante os jogos, os integrantes serão divididos de acordo com a disponibilidade de turnos, conhecimento básico, intermediário e avançado de espanhol e inglês, e área de atuação respectiva nas instituições de ensino superior.

Para garantir o pleno funcionamento do voluntariado, o Governo do Estado, através da SEEL, disponibilizou transporte e alimentação para os membros durante todos os dias de disputas. Em alguns cursos, as horas trabalhadas nos jogos Sul-Americanos contarão como atividades extracurriculares.

Joacy Bastos falou que o trabalho organizado dos voluntários acontece porque o “Comitê Olímpico Internacional (COI), dentro de uma política de resgate do ideal olímpico, credita ao voluntário o agente de transmissão da filosofia de respeito às diferenças culturais, participação espontânea, na integração entre os participantes e os valores humanísticos do esporte”, declarou.
Evento
Os jogos Sul-Americanos Escolares são voltados para estudantes de 12 a 14 anos masculino e feminino e acontecerão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.
A abertura dos jogos realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de Esportes do Campus Universitário, e todas as disputas terão entrada gratuita. Os jogos serão realizados nos ginásios dos colégios Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será sediada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.

O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.

Ao todo, participarão do evento 4.500 pessoas entre atletas, dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes que prestigiarão as disputas na capital potiguar. A estimativa é que no período o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de aproximadamente R$ 8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário