A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a American Heart Association, está realizando o Curso de Suporte Avançado de Vida (Advanced Cardiac Life Support - ACLS), destinado a 31 médicos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). As aulas tiveram início nesta última quinta-feira (08) e se estendem até domingo (11), na unidade da Universidade Potiguar (UnP), situada na Avenida Senador Salgado Filho
Com carga horária de 16h, o curso está sendo ministrado por uma equipe da American Heart Association, que está presente em mais de 90 países. O curso de ACLS é referência mundial para os casos de paradas cardiorrespiratórias. Segundo o diretor da instituição americana, Denis Correia, o curso orienta sobre as medidas que devem ser tomadas ao se constatar um paciente vítima de parada cardíaca. “O curso sistematiza a parada cardiorrespiratória desde os primeiros cuidados, como a verificação dos sinais vitais do paciente, até as manobras de reanimação”, explicou.
Todo treinamento acontece em tempo real e as ações dos alunos são constantemente monitoradas. Cada participante dispõe de oito minutos para chegar à solução de um caso. “Após isso, o instrutor discute por quatro minutos o que foi feito corretamente e aponta os erros cometidos para evitar os equívocos que podem levar à morte”, disse Denis Correia.
Como a dinâmica de uma sala de emergência muda de acordo com o caso apresentado pelo paciente, os alunos são sempre direcionados a novas situações para solução dos mais diversos problemas. Para tanto, são utilizados bonecos que simulam sinais vitais e fingem reações fisiológicas humanas como chorar, sangrar, falar e até vomitar. Para o clínico geral e médico do HMWG, José Gadelha, o curso contribui para elevar o nível de segurança e a capacidade de resolução e coordenação das equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário