Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 27 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS É COMEMORADO NO DIA 01 DE DEZEMBRO


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP),  em alusão  ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro,vai realizar uma série de ações como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de  incentivar os municípios a oferecer  a testagem rápida para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.
A campanha deste ano  tem como slogan "Não fique na dúvida, fique sabendo", e tem por objetivo enfatizar e incentivar o diagnóstico precoce do HIV. Com apenas uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.
De 2000 a 2011, foram registrados 3122 casos de Aids em adultos no Rio Grande do Norte. Destes casos, 67% corresponderam ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.  Os dados epidemiológicos da Aids serão destaques do Boletim Epidemiológico produzido pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais que será lançado no dia 30 de novembro.

Dia Mundial da Luta contra a Aids
Em 1987 a Organização das Nações Unidas instituiu o 1º de dezembro como o Dia Mundial da Luta contra a Aids. No ano seguinte, o Brasil também adotou a data em seu calendário e desde então aproveita o dia para lançar campanhas de conscientização e informação sobre a doença. Este ano, a campanha do MS incentiva as pessoas a saberem  sua condição sorológica e procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o país.

PROGRAMAÇÃO:
27 de Novembro (FAEF-UERN)- Mossoró- 8h30
Seminário de Integração
Palestra: HIV/Aids: Pela vida e Contra o Preconceito!
29 de Novembro- Hospital Rafael Fernandes- Mossoró
Seminário: Atualização na Assistência às Pessoas Vivendo Com HIV/Aids
30 de Novembro- Mãe Luíza/Natal
II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza
01 de Dezembro- Mossoró – 07h30
1º Marcha de Luta Contra Aids, Sífilis E Hepatites Virais.
Pela Vida e Contra o Preconceito!
01  a 05 de Dezembro- 8h30 às 16h
10º Seminário Evangélico de Enfrentamento do HIV/Aids
Igreja Luterana, Av. dos Xavantes, 1993. Cidade Satélite III- Natal/RN
05 de Dezembro- 8h ás 17h (auditório do SESC- Centro)
Seminário Promoção da Saúde e Prevenção Posithiva. A AIDS não se vê: a importância dos meios de comunicação para um novo olhar sobre a temática.
06 a 09 de dezembro- 16h às 22h
Fique Sabendo no Carnatal 2012
Av. Miguel Castro, 1284, em Lagoa Nova
(percurso do Carnatal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário