Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saúde de São Gonçalo iniciou vacinação contra a raiva na Zona Rural


A Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante iniciou pela Zona Rural a vacinação para prevenir a raiva animal. O trabalho está seguindo um cronograma de visitas, onde as equipes vão vacinar os cães e gatos nas comunidades.
Já foram imunizados os animais das localidades de Ladeira Grande, Lagoa de Tapará, Itapitanga, Volta do Camelo, Chã do Moreno, Haras Santa Terezinha, Utinga, Abrasa Mundo, Alagadiço Grande, Jacaré-Mirim, Guanduba, Granja São Geraldo, Oiteiros, Jacobina, Mutirão e Olho D´água dos Lucas. Nesta terça-feira (27) a equipe está atuando em Passagem da Vila, Lagoa Azul, Jardim Petrópolis, Plaza Garden, Olho D´água do Carrilho, Nova Zelândia e Guajiru.
De acordo com a titular da Coordenação de Endemias da SMS, Márcia Soares, foram vacinados 845 animais entre cães e gatos nos primeiros quatro dias de atuação.  “Estamos com 60 profissionais em pontos fixos e também visitando de casa em casa. Nossa meta é alcançar 12 mil  imunizados e creio que vamos atingir esse número”, acrescentou.

Dia D
O trabalho na Zona Rural vai até o dia sete de dezembro, mas na Zona Urbana haverá o dia “D” da campanha de vacinação para atender a grande demanda de animais. No dia primeiro de dezembro todas as unidades de saúde da área urbana de São Gonçalo vão abrir as portas para realizar a distribuição das vacinas. No Supermercado Nordestão do Gancho do Amarante haverá um ponto de vacinação e no conjunto Jomar Alecrim a vacinação acontecerá na Casa de Ração. A vacina é grátis e está disponível para cães e gatos a partir dos três meses de vida.
O último caso de raiva animal em São Gonçalo foi registrado no ano de 2007, na comunidade de Guajiru, quando um cachorro foi contaminado por um morcego. Segundo Jalmir Simões, secretário municipal de Saúde, é importante que todos os municípios se empenhem na imunização. “Aqui em São Gonçalo vamos atuar forte, principalmente nas fronteiras, para evitar que a doença volte a ser registrada e coloque em risco a vida de pessoas”.

Foto: Isaías Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário