Na noite desta terça-feira (13), membros do Ministério do Esporte e da Secretaria Nacional de Esporte concluíram, com o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, uma programação técnica realizada em Natal ao longo de dois dias. O objetivo foi discutir os últimos detalhes da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão realizados em Natal de 30 de novembro a 6 de dezembro deste ano. O encontro teve também a participação de representantes do Conselho Sul-Americano do Desporto Escolar (Consude) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
A programação foi iniciada com a visita ao ginásio de esportes do Campus Universitário, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde será realizada a abertura dos jogos, e foi concluída no Centro de Convenções, local que abrigará um centro de convivência para as 12 delegações presentes na capital potiguar durante a realização o evento.
Já nesta terça-feira, o grupo participou de uma rodada de reuniões durante todo o dia com representantes das Polícias Federal, Civil, Militar, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Cerimonial e Guarda Mirim, na qual foram levantados e discutidos pontos como segurança pública, voluntariado, programação cultural e transporte das delegações.
De acordo com a coordenadora Geral da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Maristela Neves, a vistoria serviu também como uma visita de reconhecimento dos principais locais dos jogos e falou sobre as impressões das estruturas que serão utilizadas durante as disputas.
“Nossa impressão foi a melhor possível. A nossa visita foi muito importante para discutir questões importantes e fechar todos os detalhes que faltavam. Acho que vamos ter a oportunidade de fazer uma grande competição porque as instalações estão de acordo com o que nós tínhamos planejado. Conhecemos o Centro de Convenções, achamos maravilhoso e bem localizado”, declarou a coordenadora.
Maristela Neves ainda destacou o legado para o Rio Grande do Norte em virtude da realização dos jogos em Natal. “As instalações esportivas estão sendo reformadas e adaptadas para atender as exigências e se adequar aos padrões das federações internacionais de cada modalidade. Também nos reunimos com a Infraero e eles têm tratado esses jogos como um teste para a Copa do Mundo de 2014, por causa do volume de pessoas em Natal durante o período. Isso fica como legado para o Estado no sentido de divulgação do RN como destino turístico e palco de grandes eventos esportivos”, observou.
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, ressaltou a importância desta última etapa antes da chegada das delegações internacionais e adiantou o que espera para o evento. “O Ministério do Esporte, assim como a Secretaria Nacional do Esporte, está fazendo um checklist antes do evento e estamos percebendo que eles estão satisfeitos porque todos os pontos estão sendo atendidos e nós estamos fazendo os últimos ajustes necessários. Os jogos caminham para ser um sucesso, haja vista o carinho e atenção com que a governadora Rosalba Ciarlini vêm tratando o Sul-Americano”, disse.
Ainda segundo o secretário, “a cidade tem uma estrutura fantástica para as competições, onde todas as secretarias de Estado foram mobilizadas e estão sendo efetivas para que o evento não seja apenas do Esporte, mas do Rio Grande do Norte. Estamos trabalhando para continuar transformando Natal em um grande e forte polo esportivo nacional e internacional”, afirmou.
Jogos
A 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.
O evento reunirá 2.500 atletas, de 12 a 14 anos, do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru. A abertura dos jogos será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de esportes do Campus Universitário.
As disputas contemplam as modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Durante uma semana, a capital potiguar receberá 4.500 pessoas entre atletas, autoridades, familiares e técnicos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.
Foto: Artur Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário