Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sábado, 10 de novembro de 2012

Obras de mobilidade urbana mobilizam bancada federalFoto



Foto: Divulgação
As obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo 2014 em Natal estiveram em discussão nesta sexta-feira, 9, no Palácio Felipe Camarão. Convidados pelo prefeito Paulinho Freire, os deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra tomaram conhecimento do projeto de mobilidade e dos prazos a serem cumpridos, e prometeram mobilizar a bancada norte-rio-grandense na Câmara e no Senado para Natal cumprir os prazos necessários para as intervenções.
         O prefeito Paulinho Freire destacou que o apoio da bancada federal junto ao Ministério das Cidades será de suma importância para destravar procedimentos administrativos, visando ao cumprimento dos prazos determinados pelo próprio ministério. “Natal não pode ser penalizada. A cidade vai retomar as obras”, garantiu.
Se depender do chefe do executivo municipal, esforço não vai faltar para Natal cumprir os prazos e, se possível, até ampliá-los. Tanto é assim que Paulinho Freire embarca na próxima segunda-feira para Brasília para se reunir com toda a bancada potiguar no Congresso. O objetivo maior é visitar alguns ministérios, principalmente o das Cidades.
Por sua vez, o deputado federal Henrique Alves, falando em nome da bancada, disse que, juntamente com o prefeito, vai buscar soluções. Ele assegurou que Natal não vai perder os prazos das obras, orçadas em R$ 300 milhões. “Todos temos que nos unir”, ressaltou o parlamentar.
O mesmo pensamento externou a deputada Fátima Bezerra. A parlamentar fez uma ligação do gabinete do prefeito para o Ministério das Cidades agendando uma audiência, provavelmente, na próxima quarta-feira, 14, com o ministro Aguinaldo Ribeiro e o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Julio Eduardo dos Santos, como também com os demais integrantes da bancada federal potiguar.

Em relação à execução das obras de mobilidade urbana, concretamente apenas os desvios foram feitos até o momento, o que caracterizou o início das obras do lote 1. Conforme a secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Teresa Cristina, as obras do primeiro lote não puderam avançar em virtude dos processos de desapropriação de imóveis na área.
Quanto ao lote 2, a secretária afirmou que os estudos ambientais já foram contratados. “Os projetos estão prontos e foram entregues no ministério. Estamos reunindo esforços para entregar as obras em torno do estádio Arena das Dunas, como viadutos e túneis. O apoio da bancada é importante para gestões em Brasília, com o objetivo de facilitar algumas decisões. Aguardamos, por exemplo, a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para usar uma faixa de via federal prevista no lote 1”, informou a secretária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário