Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sesap realiza mutirão de cirurgias de Vitrectomia

80 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos foram realizados em dois meses

Além do mutirão de cirurgias ortopédicas, que vem conseguindo zerar a fila de pacientes nos corredores do politrauma dos hospitais do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesap) também está realizando o mutirão de cirurgias de vitrectomia. Somente nos meses de julho e agosto deste ano, 80 procedimentos cirúrgicos de vitrectomia já foram encaminhados pela Central de Regulação da Sesap para o atendimento no Hospital da Visão.

Este procedimento cirúrgico oftalmológico é indicado no tratamento de diversas patologias oculares, tais como: buraco de mácula, membrana epiretiniana, membrana sub-retiniana, descolamento de retina, retinopatia diabética, tromboses venosas e retinopatia da prematuridade.

Para garantir a realização do mutirão de vitrectomia, a Sesap está utilizando recursos do Fundo Estadual de Saúde. Cada procedimento oftalmológico realizado, como este, custa em média para o estado o valor de R$ 2.850,00. O contrato para o mutirão de cirurgias oftalmológicas tem a duração de 180 dias.

Complexo Estadual de Regulação

O objetivo da Central Metropolitana de Regulação, que integra o Complexo Estadual de Regulação, é regular os leitos clínicos e cirúrgicos, evitando que os pacientes, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), fiquem aguardando por vagas para serem atendidos. A distribuição é feita de acordo com os leitos disponíveis e com a gravidade e urgência do atendimento, através do Sistema de Regulação (Sisreg), on-line disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Complexo Estadual de Regulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário