Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Comandante do Corpo de Bombeiros destaca o empenho da tropa mesmo diante de momentos difíceis enfrentados pelo estado

Na manhã desta quinta feira (5), os militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizaram, no quartel do Comando Geral da instituição, o último treinamento antes do tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro. Na ocasião, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, abriu o treinamento agradecendo o empenho da tropa, no atendimento diário das ocorrências de urgência e emergência, e demonstrou o seu esforço e ações para enfrentar os desafios vivenciados pela instituição diante da crise financeira enfrentada pelo estado.

Segundo o Coronel Elizeu Dantas, o Comando da corporação tem se posicionado de forma efetiva no enfrentado do que chamou de período turbulento para o órgão. Durante o discurso, o Comandante reconheceu a sobrecarga de atividades, operacionais e administrativas, atendidas pelas guarnições, em função do déficit de efetivo, que atualmente está presente em apenas 2,9% do estado, bem como da necessidade de investimentos para melhoria da infraestrutura de alguns quartéis operacionais, como o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), o 3º Subgrupamento de Bombeiros (Tenal) e os postos de Guarda Vidas distribuídos pelo litoral.

“Eu sou operacional como vocês. Eu já atuei na praia salvando vidas como um Guarda Vida e conheço o valor deste serviço. Se for para rastejar em um espaço confinado com fumaça eu rastejo. Se, por falta de efetivo, houver a necessidade de mais um bombeiro para compor a guarnição eu irei para linha de frente!”, disse o Comandante fazendo referência a necessidade urgente de complementação do efetivo que, atualmente, tem um déficit de 79%.

Durante a reunião com a tropa, o Coronel Elizeu Dantas também destacou as ações de reaparelhamento da instituição, com aquisição de viaturas e equipamentos de proteção individual, e enfatizou que a Lei de Organização Básica (LOB), apresentada pela Corporação ao Governo do Estado, é a alternativa para o futuro da instituição, que vem registrando índices preocupantes de evasão de militares para outras carreiras.

“A LOB, que hoje tramita no Governo do Estado, foi planejada durante três anos por uma comissão de técnicos do CBMRN e prevê grandes avanços para a melhoria dos serviços de prevenção, combate a incêndios e salvamentos em todo o estado. Aguardamos muito pela aprovação desta Lei que está em tramitação no Governo. A LOB garante, entre outras coisas, um justo fluxo de carreira para os militares e a interiorização do órgão, com implantação de quartéis operacionais em regiões que hoje estão desassistidas pela instituição. O CBMRN é uma instituição pública viável onde o seu crescimento trará retornos financeiros para a sua própria manutenção”, enfatizou o Coronel Elizeu Dantas.

Para o Coronel Elizeu Dantas a corporação passa por uma fase muito delicada onde a coalizão de esforços se faz necessário para a construção de um cenário mais promissor. “A qualidade dos serviços que prestamos a sociedade é uma indicação clara de que, apesar das limitações, estamos trabalhando de maneira responsável e comprometida no enfrentamento das dificuldades. O Comando desta Instituição não é feito por uma única pessoa mais um “corpo de bravos homens” que trazem em sua alma o desejo de servir bem a sociedade. Peço à Deus que ilumine toda a tropa e que, neste 7 de setembro, possamos demonstrar, durante o desfile, o nosso carinho pela população deste estado. Existem promessas divinas para o futuro desta corporação. Tenho certeza que todos vocês participarão dela!”, concluiu o Comandante Geral do CBMRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário