Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sesap promove ações educativas em prol da Semana Nacional de Trânsito

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está indo as escolas para divulgar o tema da Semana Nacional de Trânsito, que este ano chama a atenção para o “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito”. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, a Sesap através da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) e do Núcleo de Prevenção às Violências, está promovendo palestras sobre violência no trânsito, em escolas da rede pública estadual.
A primeira palestra será realizada por uma equipe técnica da Sesap, nesta sexta-feira (20), às 10h, na Escola Estadual Professor Josino Macedo, na rua Limoeiro do Norte, Conjunto Panatis, Zona Norte de Natal. Na ocasião, o Grupo de Arte Interativa apresentarão uma peça teatral sobre a violência no trânsito. A ação terá por objetivo sensibilizar os alunos e professores acerca da imprudência no trânsito, as conseqüências e de como eles podem mudar essa realidade.
Verônica Burgos, técnica da SIEC, fala que a Sesap está com foco nas escolas porque são os espaços que mais contribuem para a formação de condutores conscientes. “Vale lembrar que os estudantes de hoje são os pedestres, ciclistas e passageiros, e serão, em sua maioria, os motoristas de amanhã” – destaca.
Segundo dados da Assessoria de Comunicação do Hospital Walfredo Gurgel no primeiro trimestre de 2013, a unidade hospitalar realizou 1502 atendimentos no Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Destes, 1087 foram ocasionados por acidentes de trânsito, com uma média de mais de 500 atendimentos/mês.
A Semana Nacional de Trânsito, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, é um período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades, que tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes no trânsito.  A data é comemorada sempre no período de 18 a 25 de setembro, independe do dia da semana em que se inicia. Neste período, ocorre também o aniversário do atual Código de Trânsito, sancionado em 23 de setembro de 1997.
De acordo com Verônica Burgos, técnica da SIEC, “esse não deve ser o único momento em que devem ocorrer ações educativas, já que a educação para o trânsito deve ser um processo contínuo e prioritário por todas as instâncias governamentais e sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário