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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, em Extremoz


Texto e fotos Leonardo Sodré

Com texto e direção de Ricardo Veriano, o espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, nas ruínas da antiga Igreja Católica, no Centro antigo de Extremoz, às 20h30. O evento, que já faz parte do calendário cultural do estado vem ao longo tempo se consolidando e nesta 5ª edição está sendo especialmente preparado pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.

“A peça conta com cerca de 150 atores e será encenada ao ar livre, em palco armado entre as ruínas da primeira Igreja Jesuíta do estado”, informou a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, Leda Medeiros. “O ambiente traz uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configura um cenário grandioso para as outras cenas, que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais”, completou a presidente.

A batalha de São Miguel Arcanjo contra o mal é narrada por personagens da cidade, termina com a vitória do santo lutador e com uma grande festa no Céu, que reúne santos padroeiros de todos os distritos de Extremoz.

História oficial e mítica

O Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel é encenada desde setembro de 2009, com a maioria dos atores do município, sendo, ao longo do tempo, fruto de um processo contínuo de discussões coletivas públicas, estudos e outras ações conjuntas da cidade de Extremoz e seus distritos. “Tudo isso é fomentado pelo desejo de todos que fazem o município e que o querem reconhecer na História oficial e mítica”, disse Leda Medeiros.

A rigor, a identidade cultural da cidade flui através do teatro e suas linguagens, recheadas de novas interpretações, sobretudo, transcendendo os muros do âmbito escolar e impulsionando outros olhares reflexivos a favor ou contra a História oficial dos seus autores, os vencedores, que contaram a história corrente em detrimento dos seus atores: o índio, o português e o negro.

O evento também contribui para a formação de platéias, artistas e gestores culturais na cidade e nas adjacências, sendo inclusive um trabalho inclusivo e socioeducativo, uma vez que se fazem presentes nas oficinas e montagem do auto, crianças, adultos, idosos, montadores de cavalo, pescadores, deficientes e congêneres, todos unidos em prol do sucesso do espetáculo. (LS).

Fotos: Edição de 2012 / LeoSodré.



















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