Nesta terça-feira (03), tem início a segunda oficina de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, cujo objetivo é reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos na Atenção Básica. O evento, que prosseguirá até esta sexta-feira (06), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio das Coordenações da Alimentação e Nutrição e Aleitamento Materno, com o apoio do Ministério da Saúde.
Lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil visa à qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio à alimentação saudável. Segundo a coordenadora estadual do Aleitamento Materno, Evanúzia Dantas, “a iniciativa busca contribuir para melhorar os índices de aleitamento materno e a qualidade da alimentação das crianças, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil e ocorrência de agravos à saúde na infância, como desnutrição, anemia, hipovitaminose A e obesidade”.
A oficina reunirá profissionais de todas as oito regiões de saúde do RN, à exceção das IV e VII regiões, já contempladas em outros encontros. Os tutores capacitados serão os pilares da estratégia, sendo responsáveis por apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar, de forma contínua, as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde. As unidades passarão por uma avaliação por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e serão certificadas pelo Ministério, ao cumprirem os critérios pré-estabelecidos pela estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário