Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Justiça reconhece que Carlos Eduardo manipulou resultado de pesquisa


Candidato do PDT perdeu dois minutos e doze segundos do programa eleitoral e terá ainda que pagar multa de 10 mil UFIRs à coligação Natal Merece Respeito

O PMDB ganha mais uma na justiça. Desta vez, o juiz eleitoral, José Dantas, reconheceu a manipulação do resultado de pesquisa, divulgada no dia dez de setembro, no programa do candidato Carlos Eduardo, onde aponta o pedetista com mais de 60% dos votos válidos, induzindo, desta forma, o eleitor ao erro, fazendo-o crer, que todas as pesquisas apontam para uma vitória ainda no primeiro turno, omitindo dados essenciais exigidos pela Lei.

“Vê-se que a coligação União por Natal divulgou a pesquisa utilizando apenas o somatório dos votos válidos, de modo a induzir o eleitor em erro, quanto a uma provável realização do segundo turno. Ao divulgar tão somente o percentual de votos válidos, leva o eleitor a concluir que este universo inclui todas as pessoas entrevistadas, isso porque o eleitorado, em sua esmagadora maioria, não compreende o conceito de voto válido”, destaca o juiz eleitoral José Dantas.
O Tribunal Superior Eleitoral define como votos válidos, os votos efetivados pelos eleitores, descontados os brancos e nulos. “Considerando isso, entendo serem inverídicas as informações veiculadas, por meio de pesquisas, uma vez que o pleito ainda não foi realizado. Então, como afirmar percentuais, em cima de votos válidos, quando estes sequer foram efetivados?”, questiona o juiz.
E decide: “Julgo procedente a representação da coligação Natal Merece Respeito, contra a coligação União por Natal e aplicação de multa de 10 mil UFIRs (R$ 10.600), a ser paga pelo candidato do PDT e coligação, como também perda de dois minutos e doze segundos na propaganda eleitoral gratuita”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário