Entrevista exclusiva com o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo
O prefeito Klauss Rêgo, em plena campanha para recondução do seu mandato, concedeu entrevista exclusiva ao Extremozpress, veículo criado para divulgar notícias políticas e da Grande Natal. Klauss, que promoveu mudanças profundas no município de Extremoz, contabiliza como seu melhor legado o fato de estar resgatando a autoestima do seu povo. Vamos à entrevista:
EXTREMOZPRESS: Prefeito, o padre Edilson, o seu vice na chapa disse que o povo o recebe bem nas caminhadas e que é reconhecido como um prefeito trabalhador...
KLAUSS RÊGO: É verdade. Orgulho-me de ser muito bem recebido em todas as casas que visitei e aonde fui pedir votos para ser novamente prefeito a partir de 2013.
Como foi a questão da enchente e o controle de vazão do Rio Ceará Mirim?
Tivemos uma enchente aqui no vale mas resolvemos a questão por meio da criação de um Comitê Gestor da Bacia do Rio Ceará Mirim, que presidimos. Nós abrimos e fechamos as comportas conforme a necessidade.
É verdade que o senhor forneceu insumos para os agricultores da região?
É verdade e fomos além. Demos adubo e sementes. Havia desabrigados, mas nós conseguimos ajudar a todos eles.
Voltando a política, as mentiras que andam pregando contra o senhor tem lhe incomodado?
(Risos). Eu respondo a eles com o trabalho e povo está me dizendo que está observando tudo. Eles não têm o que dizer e se preocupam com a minha campanha. Vivem me lembrado ao eleitor... (Risos). Eles mentem dizendo que fizeram coisas que na verdade foram feitas por mim.
Como naquela questão do Código de Postura? Eles disseram que o senhor não ia mais permitir que as pessoas criassem galinhas...
Ora, logo eu que adoro comer galinha caipira! Nada disso prosperou e o tempo mostrou as mentiras inconsistentes dos adversários sem propostas reais e palpáveis. Fizemos muitas coisas em Extremoz. Construímos praças, fizemos a estrada de Estivas para Araçá com asfalto e que serve para escoar a produção da região, mas eles não enxergam nada e isso os incomodam porque queriam o povo na escuridão do subdesenvolvimento e como pedintes.
Fale sobre o jumento que o senhor encontrou dormindo num Posto de Saúde de Araçá...
A saúde de Extremoz era abandonada. Eu estava caminhando em 2008 em busca de votos, juntamente com Joaquim da Prestação, quando encontramos um jumento dormindo dentro do Posto de Serviço de Araçá. O bicho era teimoso, mas eu e Joaquim conseguimos tirá-lo de lá (risos). Hoje a saúde de Extremoz é um referencial para toda a Grande Natal, com 14 Postos de Saúde, sendo um de reabilitação.
Quanto a Prefeitura de Extremoz repassa mensalmente a Câmara Municipal?
Todos os meses repassamos 142 mil reais, mas ninguém sabe o que feito com esse dinheiro porque a CME nunca prestou contas a população de como gasta o dinheiro repassado. Por isso venho pedindo ao povo para modificar a câmara votando nos vereadores da nossa coligação ‘Extremoz cada vez mais forte’. Veja que temos o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual, mas não contamos com o apoio da Câmara Municipal de Extremoz. Isso tudo, porque o dinheiro do povo é para ser gasto com obras, educação, saúde, infraestrutura e não com uma minoria que somente olha para o próprio umbigo. Então eu disse: Comigo não!
Como foi a História da estrada de Estivas para Ceará Mirim?
Quando a governadora Rosalba Ciarlini assumiu, bati na porta dela e pedi a construção da estrada. Ela não contou conversa e realizou a obra que custou mais de dez milhões de reais. A estrada é boa para toda Extremoz.
E com relação ao Projeto Intermunicipal da SAMU, negado pelos vereadores atuais?
É difícil imaginar que um vereador eleito pelo povo não saiba interpretar um Projeto de Lei, mas, aparentemente teria sido isso a motivação para negarem a entrada do município no Consórcio Intermunicipal da SAMU, embora, nos bastidores, todo mundo saiba que a motivação foi política para me atingir, em prejuízo do povo. Espalharam pela cidade que eu queria pagar 20 mil reais a um médico, quando na verdade a despesa total, rateada pelos municípios, seria de apenas 4.550 reais por mês para termos quatro ambulâncias. Mas, os vereadores não conseguiram se livrar da prática da picuinha e disseram não ao povo de Extremoz.
Então, foi a partir deste fato que o senhor resolveu criar a Central de Ambulâncias?
Exatamente. Criamos a Central de Ambulâncias, localizada estrategicamente em Estivas, com estrutura e funcionando 24 horas por dia e atendendo muito bem ao nosso povo, mas também trouxemos, com a ajuda da governadora uma unidade do SAMU para fazer parte deste projeto. E agora, graças a muito trabalho e parcerias importantes, temos a maternidade do Hospital Presidente Café Filho funcionando 24 horas por dia e já começaram a nascer crianças em Extremoz depois de 17 anos em que ela foi desativada. Fui uma luta grande, mas, graças a Deus, desde o dia 15 que ela está funcionando.
Fale um pouco sobre as academias especiais para idosos...
Tenho muita preocupação com os nossos idosos. Por isso estou construindo duas academias especiais para eles. Uma no Centro e outra em Estivas, para atender toda a Zona Rural. Trabalhamos pensando em todo o povo de Extremoz, inclusive os jovens, com instalação de quatro Metrópoles Digitais em Estivas, Vila de Fátima, Pitangui e Capim. Observe que cada município tem direito a apenas uma, mas fui lá, briguei, argumentei sobre o tamanho de Extremoz e terminei conseguindo todas elas, que vai beneficiar jovens de 14 a 18 anos, que saem das metrópoles diplomados e aptos a conseguir empregos.
A Escola Técnica de Nível Médio, o IFRN, será construída aonde?
O IFRN será construído em terreno doado pela prefeitura em Jardins de Extremoz, para 1.500 alunos e dotado de toda uma estrutura moderna. O aluno já sai com uma profissão definida. A oposição, de forma irresponsável, andou espalhando por meio de um folhetim que havíamos perdido a chance do IFRN para São Gonçalo. Esclareço que isso não passa de uma mentira, novamente contra o povo de Extremoz, por a construção da Escola de Nível Médio está confirmada pelo Governo Federal, para Extremoz. E, sobre educação, acrescento que reformamos todas as nossas escolas e que elas foram reequipadas. Além disso, fomos o primeiro município a pagar o piso salarial recomendado pelo Governo Federal. Por isso, em discurso que fiz em Estivas, agradeci a todos os nossos professores, que conseguiram elevar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para 3,4 pontos, quase no topo da média do Nordeste.
Prefeito, e como eram distribuídas as casas construídas para o povo, antes de sua gestão?
Eram divididas entre os que estavam no poder, inclusive os vereadores, para repassarem entre os amigos e eleitores. Hoje é diferente, fazemos um cadastramento criterioso e as casas são entregues realmente as pessoas mais carentes. Fizemos assim, também, com o Bolsa Família e o programa de distribuição de leite e hoje são beneficiados realmente as famílias que precisam. Por isso venho repetindo em todo canto: Trabalhamos pela maioria e não pela minoria.
O senhor não foi ao debate promovido pelo Sindicato da Educação...
Não fui ao debate de portão fechado sem a presença do meu povo. Não vou a esse tipo de debate para falar apenas para a minoria.
Agora, prefeito, sobre cultura, fale um pouco sobre a festa de São João, aqui chamada de Santo Antônio e do Auto de São Miguel Arcanjo.
A festa de Santo Antônio foi considerada uma das maiores festas juninas da Grande Natal. O Auto de São Miguel, que conta as histórias e lendas de Extremoz teve no ano passado a participação de 156 atores, sendo 150 de Extremoz. No dia 29 ele se repetirá e você vai ter a oportunidade de ver um espetáculo incomum. Tanto, que a professora Isaura Rosado, secretária de Cultura do Estado considerou o auto como um dos melhores do interior, perdendo apenas para Mossoró.
Prefeito Klauss, estamos no final de nossa entrevista. Qual a sua mensagem para o seu povo?
Eu quero dizer ao povo que primo pela simplicidade e pelo trabalho. Peço, como venho pedindo, uma nova oportunidade para continuar o desenvolvimento de Extremoz, juntamente com os candidatos a vereador de nossa coligação. Minha única preocupação é poder dar seguimento ao que já estamos fazendo em prol da população e colocar Extremoz definitivamente no topo, como um lugar bom de viver e trabalhar. E que Deus abençoe a todos.(LS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário