Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prefeitura de Extremoz comemora 18 de maio com ação na praia de Genipabu


Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituído pelo episódio com a menina Araceli Cabrera Sanches

Com o tema "Extremoz fazendo um gol contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes", a Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a comissão Pró-selo UNICEF (2012-2016) realiza neste domingo, 18, ações de mobilização na praia de Genipabu e na localidade de Estivas, ambas em alusão ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento ocorrerá das 07h às 13h com blitz educativa e panfletagem. A programação se entende aos dias 20, 21 e 22 de maio na praia de Pitangui, Santa Rita, Redinha Nova e Conjunto Estrela do Mar respectivamente. Em todas as localidades haverá um grupo de abordagem nas vias principais para orientação, além da abordagem aos pedestres e comércios das regiões programadas.

No dia 18 a blitz da BR101 Norte, em Estivas, contará o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Extremoz. O encerramento será realizado defronte ao prédio da Secretaria de Assistência Social no Conjunto Estrela do mar, agendado para o dia 22. Na ocasião, os presentes contarão com apresentações culturais.

Memória

Sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Programação

18/05/2014 (Domingo): Praia de Genipabu - Largo da Igreja São Sebastião - 07h às 13h.
18/05/2014 (Domingo): Entrada de Estivas- 07h às 13h.
20/05/2014 (terça-feira): Praia de Pitangui - próximo a entrada de Graçandu - 07h às 13h.
22/05/2014 (quinta-feira): Conjunto Estrela do Mar - em frente da Secretaria de Assistência Social - 07h às 13h.


Com informações de Gilmara Costa
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário