Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 6 de maio de 2014

GRANDE ANGULAR


Turnê do Grupo Estação de Teatro continua em maio

Caravana Estação Nordeste 
leva os espetáculos Guerra, 
Formigas e Palhaços e o 
infantil Estação dos Contos 
para Maceió, Recife e 
Campina Grande

Nos próximos dias 12, 13 e 14, o Grupo Estação de Teatro segue com a Caravana Estação Nordeste para Maceió (AL) e apresenta os espetáculos Guerra, Formigas e Palhaços, e o infantil Estação dos Contos, ambos no Teatro Jofre Soares. Na passagem pela cidade, o grupo também vai realizar uma oficina de Contação de Histórias, que será oferecida gratuitamente no dia 14/5 das 9h às 13h, no Sesc Poço.

Já no dia 15/5 é a vez de Recife (PE) receber o Guerra, Formigas e Palhaços, às 20h no Teatro Capiba. A próxima parada da Caravana será no SESC Centro em Campina Grande, durante a XI Mostra Sesc Curumim de Teatro Infantil com duas sessões do Estação dos Contos, no dia 26 de maio às 10h e 16h, e oficina de Contação de Histórias para atores e professores no dia 27. A apresentação do espetáculo Guerra, Formigas e Palhaços será dia 27, às 20h, também no Sesc Centro.

O Grupo Estação de Teatro está circulando desde abril deste ano com os dois espetáculos do seu repertório. A Caravana Estação Nordeste é um projeto de circulação do grupo que conta com patrocínio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, em parceria com o SESC/Palco Giratório 2014.

SOBRE OS ESPETÁCULOS
Voltado para o público adulto e com texto de César Ferrario, Guerra, Formigas e Palhaços é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga e conta a história de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança. A montagem estreou em junho de 2013, com temporada no teatro da Casa da Ribeira e no Barracão do Clowns, obtendo ótima receptividade de público e crítica.

Com direção de Rogério Ferraz, Estação dos Contos é um espetáculo de contação de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelos atores Caio Padilha, Nara Kelly e Manú Azevedo.

SOBRE A CARAVANA
A Caravana Estação Nordeste é um projeto de circulação do Grupo Estação de Teatro - através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 - que vai realizar, a partir de abril de 2014, um circuito por oito cidades nordestinas: Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE). Além de apresentações dos espetáculos Guerra, Formigas e Palhaços e do infantil Estação dos Contos, o grupo irá ministrar a oficina A Arte de Contar Histórias e promover um intercâmbio com um grupo de teatro local em cada cidade.

SOBRE O GRUPO
Surgiu em 2009 com a montagem do espetáculo Em Cada Canto Um Conto. A experiência com a contação de histórias despertou no grupo o anseio de ampliar o seu material investigativo no tangente aos contos, parlendas e músicas populares, muitas vezes, mantidas apenas pelos saberes de tradição oral. O grupo desenvolveu em seguida as bases para uma oficina de contação de histórias e o espetáculo Estação dos Contos. Em 2011 sentiu a necessidade de ampliar o repertório, partindo para um espetáculo que pudesse refletir suas inquietações, levando seu fazer artístico para além do universo infantil. Em 2013 estrearam o espetáculo Guerra, Formigas e Palhaços.

SERVIÇO
Caravana Estação Nordeste - Grupo Estação de Teatro
MACEIÓ (AL)
Espetáculo GUERRA, FORMIGAS & PALHAÇOS
Segunda, 12 de maio de 2014, às 20h
Teatro Jofre Soares | Rua Barão de Alagoas, 297, Centro - Maceió/AL
Informações: (82) 3326-3133 | Ingresso: Gratuito

Espetáculo ESTAÇÃO DOS CONTOS
Terça, 13 de maio de 2014, às 16h
Teatro Jofre Soares | Rua Barão de Alagoas, 297, Centro - Maceió/AL
Informações: (82) 3326-3133 | Ingresso: Gratuito

Oficina de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Quarta, 14 de maio de 2014, 9h às 13h
SESC Poço | Rua Pedro Paulino, 40, Poço – Maceió, AL
Informações: (82) 2123-2440

RECIFE (PE)
Espetáculo GUERRA, FORMIGAS & PALHAÇOS
Quinta, 15 de maio de 2014, às 20h
Teatro Capiba | Av. Prof.º José dos Anjos, 1190, Mangabeira, Recife/PE
Informações: (81) 3267.4410 | Ingresso: Gratuito

CAMPINA GRANDE (PB)
Espetáculo ESTAÇÃO DOS CONTOS
Segunda, 26 de maio de 2014, às 10h e 16h
Sesc Centro | Rua Rua Giló Guedes, 650, Santo Antonio, Campina Grande (PB)
Informações: (83) 3341-5800 | Ingresso: Gratuito

Espetáculo GUERRA, FORMIGAS & PALHAÇOS
Terça, 27 de maio de 2014, às 20h
Sesc Centro | Rua Rua Giló Guedes, 650, Santo Antonio, Campina Grande (PB)
Informações: (83) 3341-5800 | Ingresso: Gratuito

www.caravanaestacaonordeste.blogspot.com.br

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013

MÍDIAS SOCIAS
facebook.com/grupoestacaodeteatro
instagram.com/grupoestacaodeteatro

Por Joanisa Prates
...........................


Dom Salada continua promoção filantrópica unindo gastronomia e solidariedade
O Dom Salada, restaurante especializado em saladas, vai promover toda segunda quinta de cada mês, uma promoção que visa ajudar a Casa do Bem. As 40 primeiras saladas ​Dom Frango e Dom Grelhado são 100% destinadas para a entidade. A promoção co​ntinua nesta quinta, dia ​8​ e vale para almoço e jantar.​ O Dom Salada fica na rua Monsenhor Severiano, 542 - Petrópolis, fone 3234-7030/9610-5521/8768-0600. A Casa do Bem desenvolve ações humanitárias no bairro de Mãe Luiza, abrangendo educação, saúde, lazer, esportes e cultura.

Câmara debate o Futuro e o Mercado do Livro Digital no Brasil
Hoje, 06, a Comissão de Cultura e de Educação irá promover uma audiência pública sobre o Futuro e o Mercado do Livro Digital no Brasil, às 9h, no Plenário 12 da Câmara. O objetivo da audiência pública será discutir o projeto de lei 4534/12, que atualiza e institui a Política Nacional do Livro (PNL), definindo, portanto, o que é considerado livro no Brasil.

Mercado Modelos das Rocas será entregue em outubro
O primeiro mercado modelo de Natal, que a Prefeitura Municipal está construindo no bairro das Rocas, em frente à Praça Irmã Vitória, será entregue em outubro. A garantia foi dada pelo prefeito Carlos Eduardo. O Mercado Modelo das Rocas começou a ser erguido durante a primeira administração do prefeito Carlos Eduardo e teve as suas obras paralisadas durante a administração municipal anterior. Elas foram retomadas no dia 10 de dezembro de 2013 e estão sendo tocadas pela Akro Construções Ltda sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra Estrutura (Semopi). O investimento está orçado em R$ 3,7 milhões.

Municípios do RN são contemplados com PAC do saneamento
A terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), contemplará 22 municípios do Rio Grande do Norte. As obras de saneamento, esgotamento sanitário e abastecimento de água serão destinadas aos municípios com população de até 50 mil habitantes. No Estado, foram selecionados os municípios de Alexandria, Apodi, Espírito Santo, Frutuoso Gomes, Jaçanã, Lajes Pintadas, Nísia Floresta, Olho D’água dos Borges, Patu, Pendências, Pilões, Porto do Mangue, Rio do Fogo, São João do Sabugi, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Rafael, Serra Negra do Norte, Serrinha, Tangará, Tibau do Sul e Timbaúba dos Batistas.

SERVIDORES PÚBLICOS DEBATEM COM PARLAMENTARES O FIM DA TAXAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS APOSENTADOS

ENTIDADES SINDICAIS QUEREM 
A VOTAÇÃO DA PEC 555/2006 
QUE PÕE FIM À TAXAÇÃO DOS 
SERVIDORES PÚBLICOS 
INATIVOS

A Assembleia Legislativa do RN realizará na próxima sexta-feira, 09, às 10 horas, Audiência Pública para discutir os rumos da PEC 555/06, que põe fim à taxação previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. O debate foi requisitado atendendo pedido de 25 entidades associativas e sindicais de servidores públicos de todo o Brasil, representando os ativos, aposentados e pensionistas.

Carlos Eduardo garante conclusão das obras de mobilidade até o dia 31 de maio
Em visita às obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Carlos Eduardo garantiu que elas estarão concluídas até o dia 31 de maio. A novidade apresentada pelo prefeito é a abertura do túnel da avenida Romualdo Galvão, que sairá na BR-101, para o dia 25 de maio, antecipando o prazo de entrega. “Quando Natal foi escolhida cidade-sede da Copa do Mundo tinha 53 meses para preparar o evento, e quando assumi a Prefeitura em janeiro de 2013, faltavam apenas 18 meses e praticamente nada havia sido feito. Em 31 de maio vamos entregar o viaduto estaiado, seis túneis e duas passarelas”, afirmou.

PROCON/RN solicitará cardápios aos bares e restaurantes de Natal

O PROCON/RN inicia 
esta semana a 
“Operação Cardápio” 
que busca evitar a 
cobrança de preços 
abusivos durante e 
após a realização da 
Copa do Mundo 2014 
em Natal

Para realizar um estudo comparativo dos preços praticados antes do mundial, o PROCON/RN irá recolher um exemplar de cardápio de cada bar, restaurante, boate e afins. "Não podemos continuar a ter, por exemplo, um preço de R$ 6,00 por um copo d´àgua em Natal. Estaremos de olho monitorando estes preços”, explica Ney Lopes Júnior.

Lançamento da Expofruit 2014 terá palestra com gerente comercial do Grupo Pão de Açúcar
O lançamento da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT será na próxima quarta-feira, às 19h, no auditório do Sebrae, em Mossoró. O evento contará com a presença do gerente comercial nacional em frutas frescas do Grupo Pão de Açúcar, Renato Luiz Generoso, que fará uma palestra sobre o Panorama da Comercialização de Frutas no Brasil. Na mesma noite também será realizado o lançamento do Rally do Melão, evento que acontece nos dias 06 e 07 de junho e se tornou parceiro da feira este ano. A competição de regularidade percorre vários pontos de área de produção frutícola  e que também possuem contexto histórico das cidades de Mossoró e Baraúnas.

PRE/RN representa contra Henrique, Wilma e João Maia

Evento realizado em Hotel 
em Ponta Negra foi 
noticiado em tempo real e 
contou com discursos e 
manifestações de apoio aos 
pré-candidatos

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN) considerou propaganda eleitoral antecipada o evento político realizado no dia 28 de março, no Hotel Praiamar, em Natal. A PRE/RN, através da Procuradoria Eleitoral Auxiliar, representou na Justiça Eleitoral contra os diretórios regionais do PMDB, PR, PSB e três pré-candidatos: Henrique Eduardo Alves (PMDB), João Maia (PR) e Wilma de Faria (PSB).  A representação aponta que o encontro reuniu diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte e mais de 1.400 pessoas, sob o objetivo de anunciar a “formação de uma aliança partidária para concorrer nas eleições de 2014 e, especialmente, apresentar a pré-candidatura de Henrique Eduardo Alves, João Maia e Wilma de Faria, para os cargos, respectivamente, de Governador, Vice-Governador e Senadora.”

MPF denuncia ex-secretário de educação do RN por superfaturamento na compra de livros

Pedro Almeida Duarte assinou 
contrato de quase R$ 5 
milhões, em 2002, sem 
licitação e por preços acima 
dos praticados no mercado

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-secretário estadual de Educação, Pedro Almeida Duarte, e o empresário Gustavo Pereira Mendes por superfaturamento na aquisição de livros didáticos, em 2002. Ambos estão envolvidos na compra de mais de 200 mil exemplares por preço acima do mercado e sem licitação. Pedro Duarte, então secretário estadual de Educação, assinou um contrato por inexigibilidade de licitação com a empresa S.A. de Oliveira Comércio e Serviços-ME, representada por Gustavo Pereira. Firmado em 23 de outubro de 2002, o contrato definiu a aquisição de 216.300 livros didáticos, a serem distribuídos em 211 escolas da rede estadual, no valor total de R$ 4.974.900, recursos oriundos do programa Recomeço, do Governo Federal.

SECRETÁRIO ENTREGA CÓPIA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA CME
Seguindo determinação legal, por ser executivo da administração pública, o secretário de Planejamento, Administração e  Finanças, Antônio Lisboa Gameleira protocolou  na Câmara Municipal de Extremoz a entrega da cópia de sua declaração de Imposto de Renda, bem como ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no dia 28 de abril, em cumprimento ao dispositivo legal. “A medida é uma forma de transparência e publicidade. Anualmente tenho cumprindo essa determinação sem nenhum óbice e de forma pontual”, declarou o secretário de Finanças, Antônio Gameleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário