Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 8 de maio de 2014

GRANDE ANGULAR


Dia do Artista Plástico será comemorado com abertura de cinco exposições na Pinacoteca Potiguar

Os salões do museu que abriga rico acervo de artes plásticas serão tomados por fotografias, pinturas e instalações de artistas potiguares. O evento terá início às 19h e a entrada é franca.  

Comemorar o 8 de maio é tradicional em Natal, berço de artistas conceituados como Abrahan Palatnik, Newton Navarro, Dorian Gray, Marcelus Bob, Assis Marinho, Pedro Pereira, entre outros.  Nesta quinta-feira, a Pinacoteca Potiguar brinda este grande dia com as exposições Natal Antiga, da Fundação até 1950, pinturas de Pedro Grilo; Coisas de Pouca Monta, fotografias de Ramilla Souza e Sofia Bauchwitz;  São Rafael Velha, com desenhos de Clewton Nascimento, fotografias de Lara Ovídio e objetos colhidos na cidade antiga; Encantamentos do Fogo, instalação de Artur Souza; e fotografias do Coletivo Internacional APC15.

Citando a frase "A vocação do artista é lançar luz sobre a alma humana", atribuída a George Sand (pseudônimo da romancista francesa Amandine Dupin”, o diretor da Pinacoteca, arquiteto Mathieu Duvignaud, fala sobre essa comemoração, um verdadeiro do presente para a classe artística e para os espectadores.   “O artista é com certeza um ser de grande importância na nossa sociedade, abrindo caminhos,  despertando as mentes e alertando seus conterrâneos. Frágil, sensível, criticado, amado, odiado, o artista é a ligação do atual e dos outros tempos, passados e futuros. Nesse dia 8 de maio, através de cinco exposições, valorizamos os artistas de todas as épocas e estilos e firmamos nosso papel de plataforma criativa, ligando o público com as artes”.

As exposições deste 8 de maio representam um mosaico do cenário atual das artes plásticas e fotografia do Rio Grande do Norte. De um lado, artistas jovens como Artur, Ramilla e Sofia se lançam em propostas inovadoras, cheias de viço, que instigam o olhar dos espectadores. De outro, o figurativo de Pedro Grilo reconstruindo a história da cidade de Natal através de pinturas realistas, mostrando a evolução da capital potiguar.

Em outro salão, a mostra São Rafael Velha, de Clewton Nascimento e Lara Ovídio, traz à tona a história da cidade que foi inundada na década de 80 para dar lugar à barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Para os jovens, principalmente, essa mostra será uma grande novidade, pois poucas pessoas têm consciência do que esse fato representou para a população da época.

Neste evento, a Pinacoteca apresenta o conceito Digi-Foto-Arte, através da mostra idealizada e produzida pelo coletivo internacional APC15, que promove 15 fotógrafos premiados em concursos internacionais, selecionados de quatro países (Brasil, Alemanha, Grécia e Suíça). Os artistas participantes trabalham baseados no surrealismo, abstrato e expressionismo graças às novas tecnologias. Micro e macro fotografias estão em constante desenvolvimento, acompanhando a cada dia os passos da tecnologia.

Segundo Marcelo Duarte, autor do livro A Origem de Datas e Festas (ed. Panda Books), “a data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes - século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro”.

SERVIÇO: Dia do Artista Plástico – Pinacoteca Potiguar – Vernissage: dia 8 de maio, às 19h. End. Praça Sete de Setembro, s/n. Cidade Alta Visitação: até 06/06, de terça a sábado, das 8h às 17h.


DIA DO ARTISTA PLÁSTICO COM JOSÉ ROBERTO AGUILAR E CONVIDADOS


André Jung, Ricardo Villas Boas e o norte americano Simon participam das comemorações do Dia do Artista Plástico no Mercado de Petrópolis

O pintor, escultor, performer e artista multimídia José Roberto Aguilar é o convidado da Fundação Cultural Capitania das Artes para as comemorações do 8 de maio, Dia do Artista Plástico. A apresentação de José Roberto Aguilar acontece no Mercado de Petrópolis, a partir das 17h.
Tradicionalmente no dia 8 de maio se comemora o Dia do Artista Plástico.  A data foi criada em 1950 e tem origem na homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850/1899)

José Roberto Aguilar estará participando do Encontro dos Artistas Plásticos ao lado de artistas potiguares e depois acontece uma apresentação “músico-performática” chamada "Desconstrução".

Haverá também o lançamento de dois livros contando os 50 anos de atuação de Aguilar e também a pintura de duas obras durante o show, que terá a participação de André Jungmann e de Ricardo Villas Boas.
O artista plástico e músico norte-americano James Simon também participa do evento tocando violino.

Sobre José Roberto Aguilar
O paulistano José Roberto Aguilar já  participava  da  vida cultural  brasileira através  do  movimento  Kaos,  manifestação  vanguardista de Jorge  Mautner  que  incluía sessões  de poesia, literatura e performance. Em 1961, realiza  sua  primeira  exposição.  Em 1963, é selecionado  para a Bienal  Internacional  de  São Paulo. Em 1965 junto  com  outros artistas  nacionais  e internacionais ( Hélio Oiticica com os Parangolés)  participa  da  famosa  mostra OPINIÃO-65, no Museu de  Arte Moderna  do  Rio de Janeiro. Em 1967, recebe o Prêmio Itamaraty  na Bienal  de  São Paulo, onde volta a expor em 1969.

Durante a agitada  década  de  60 centraliza  sua ação  no atelier  que  possuía  na Rua Frei Caneca, frequentado  por grande  parte  dos  responsáveis  pela  renovação política e cultural  por  que  passava  a vida brasileira.   Na virada  dos  anos 70, é um dos  criadores  que  se vê obrigado  a viver no exterior. Morou em Londres, realizou  exposição  em  Birmingham. Retorna ao Brasil  em 1973, faz  exposições  no Rio e em São Paulo.

Entre  1974 e 1975, vive em Nova York, USA, onde  começa  a realizar  um trabalho  pioneiro de vídeo-arte.  Convidado  para  a Bienal  de São Paulo em 1977, realiza  a peça  performática  Circo  Antropofágico, com doze  monitores  de vídeo no palco. Recebe  o Prêmio Governador do Estado. Em 1978, participa de vídeo-performances  no Beaubourg  em Paris e no Festival de Vídeo-Arte  de  Tóquio. Em 1979 expõe novamente  na Bienal  de  São Paulo.

Sobre André Jungmann
Andre Jungmann fez parte da primeira formação dos Titãs gravando o primeiro álbum da banda, de 1983. Entrou para o Ira! em janeiro de 1985. Gravou bateria e percussão em todos os 13 discos da banda, até sua dissolução em setembro de 2007. Durante esse período também veio a gravar três DVDs com o grupo (2001, 2004 e 2007) e excursionou tocando nos mais importantes festivais do Brasil.

Em 1988, como produtor, realizou o primeiro álbum de um artista do Hip Hop brasileiro; “Pergunte a quem conhece” disco antológico de Thaíde e DJ Hum, dois anos depois produziu “Hip Hop Na Veia” o segundo álbum da dupla. Gravou bateria e percussão com vários artistas brasileiros como: “Akira S e as Garotas Que Erraram”, “Nasi e os Irmâos do Blues”, “G.U.E.T.O”, "Nação Zumbi", “Edgard Scandurra”, "Stevens" e Thomas Jay.

Andre também trabalha como cronista especializado em automobilismo. Já escreveu artigos sobre o tema na "Folha de S.Paulo", comentou, ao Lado de Edgard Mello Filho, corridas de Nascar na Rede Manchete e participa com freqüência de programas de TV para falar de automobilismo.

Sobre Ricardo Villas Boas
Ricardo Villas Boas é violonista, baixista e compositor. Paulistano, vem atuando no cenário musical compositor e instrumentista desde 1980 onde participou de várias bandas, entre elas, Bom Quixote ao lado de Paulo Miklos,Fernado Salém, Beto Freire,e Tuba. Banda Performática ao lado de José Roberto Aguilar, Arnaldo Antunes e Lanny Gordin ,entre outros.Fuzuê ao lado de João Arruda,Alaor Soares  e Banda Zero.

Dia do Artista Plástico, 8 de maio
Local: Mercado de Petrópolis
Horário: 17h
Atrações: José Roberto Aguilar, André Jungmann, Ricardo Villas Boas e Simon.
Entrada franca


NOTAS


Projeto Mãe Luz em ação com edição especial de aniversário
Seguindo com as comemorações dos seus 25 anos, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC-RN coloca em ação o projeto Mãe Luz 2014. Com a parceria do cabeleireiro Sinval de Souza e do fotógrafo Alex Costa, a instituição proporcionou um dia de beleza no Salão Sinval de Souza e a produção de fotos para 12 mães de crianças cadastradas. A ideia é usar as fotos para a criação de um calendário. Para isso, o GACC segue com a captação de parceiros que possam viabilizar a continuidade do projeto. Mais informações: 4006-6800.

Nadador potiguar Adriano Lima conquista ouros, pratas e bronze no Open Brasil
A Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, realizada entre os dias 24 e 26 de abril, é mais um motivo de comemoração para o potiguar atleta paraolímpico Adriano Lima. Na competição promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que reuniu mais de 400 atletas do Brasil e de outros 15 países em São Paulo, Adriano, patrocinado pela Construtora Hazbun, conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, além do terceiro melhor índice técnico da competição.

Consulado espera 20 mil norte-americanos em Natal durante a Copa
O Consulado Geral dos Estados Unidos estima a presença de 20 mil visitantes norte-americanos em Natal durante os festejos da Copa do Mundo Fifa 2014. E ainda grupos de torcidas organizadas já com voos fretados que se dividirão entre Natal e Recife, em torno de dois mil turistas. Os números foram apresentados na reunião de hoje entre os cônsules dos EUA, a equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e representantes do trade turístico (hotéis, receptivos, sindicatos e guias de turismo), ocorrida no Centro de Convenções de Natal.

Mossoró: Comunidade Shalom programa atividades para a família no mês de maio
A Comunidade Católica Shalom vai promover em Mossoró, neste mês de maio, dois eventos voltados para a família. O primeiro deles será o Jantar das Mães, agendado para sábado (10), às 19h, no SESI. Será o momento de homenagear todas as mães, na véspera do domingo a elas dedicado. O programa será aberto com celebração eucarística presidida pelo padre Guimarães Neto. Na medida em que o jantar for servido, serão realizadas apresentações culturais, entre elas show de humor com o artista Ribeiro, de Natal. O acesso ao evento é gratuito. A senha para o jantar custa R$ 8,00. Congresso das Famílias - Nos dias 17 e 18 de maio, também nas dependências do SESI de Mossoró, será realizada a 2ª edição do Congresso das Famílias Shalom. Este ano as atividades partirão da expressão bíblica “É preciso que eu fique hoje em tua casa” (Lc 19,5).

Centro de Reabilitação Infantil recebe ônibus adaptado para o transporte de pacientes
Nesta quinta-feira (8), às 9h, o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) recebe, da governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, um micro-ônibus especial totalmente adaptado e equipado para o transporte de pacientes. O Centro fica na Avenida Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol. O ônibus oferece 18 lugares, sendo seis para cadeirantes, e dispõe ainda de três espaços para o transporte de cão-guia. O veículo foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) junto ao Ministério da Saúde, num investimento de R$ 238 mil; já está emplacado e pronto para entrar em funcionamento.

Ibyte indica presentes para as mães
O Dia das Mães se aproxima, e um desejo comum é o de conseguir agradar essa pessoa tão especial. Para ajudar os filhos nessa escolha, a Ibyte preparou uma lista com produtos para todos os bolsos e que prometem agradar às mamães mais conectadas. Entre os itens indicados estão desde bolsas para notebook até televisores, incluindo alguns dos produtos mais procurados este ano, como smartphones e câmeras digitais:
- Bolsa para Notebook Goldentec
- Câmera Digital Sony 16.1 MP
- Carregador Portátil Kodiak 7800mAh
- Tablet GT Goldentec 8GB
- TV LED 32” HD AOC
- Tablet 2 em 1 Duobyte
- Smartphone Samsung Galaxy S5

SINPOL-RN denuncia falta de médicos legistas e materiais para perícia no ITEP
Plantões noturnos em Natal estão sem médicos e, além disso, Instituto não realiza exames de DNA desde maio do ano passado. Na manhã desta quarta-feira (7), a Diretoria do SINPOL-RN realizou uma coletiva de imprensa para detalhar situações graves que comprometem o funcionamento do Instituto Técnico-Científico de Polícia. Atualmente, o ITEP está com déficit de efetivo e, para se ter uma ideia, os plantões noturnos em Natal estão sem médicos legistas durante todo mês de maio. Outro problema denunciado é a escassez de materiais para perícia, tendo em vista que o estoque chega ao fim e a diretoria do órgão não fez solicitação para reposição. A denúncia do SINPOL-RN informa ainda que, desde maio de 2013, o ITEP/RN não faz nenhum exame de DNA para identificação de vítimas, por exemplo.

Prefeitura de Ipanguaçu inicia instalação de novo sistema de abastecimento de água em Pataxó
Vários municípios de todo o Rio Grande do Norte vem sofrendo com longa estiagem que assolam todo o estado. Frente a isso, a Prefeitura do município de Ipanguaçu, à 214 km da capital potiguar, vem criando estratégias que possam minimizar os impactos que prejudicam diretamente a população. Nos últimos três meses a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOS) tomou a medida em racionar água em todo o território municipal, na qual a prefeitura abastece 28 comunidade rurais e bairros com 34 motores a custo zero. A estratégia foi disponibilizar o liquido em uma escala semanal, afim de diminuir desperdícios.

MPF e Anatel discutem qualidade do serviço da OI no Rio Grande do Norte
Clientes que se considerem prejudicados pela operadora de telefonia devem registrar suas reclamações pelo telefone 1331. A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, se reuniu no último dia 30 com o gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Norte, Lívio Peixoto, para discutir a qualidade dos serviços prestados pela OI no estado. O Ministério Público Federal vem acompanhando a execução dos planos de melhoria apresentados pelas operadoras de telefonia à Anatel, cujo prazo de implementação se encerra no próximo mês de julho. Os clientes da OI que se considerarem prejudicados por algum problema nos serviços da empresa telefônica devem registrar suas reclamações pelo telefone 1331, da Anatel. O MPF aguardará o fim do prazo de implementação dos planos para avaliar as ações adotadas pela operadora e, se for o caso, tomar as providências cabíveis.

Prefeitura do Natal inaugura CMEI Vulpiano Cavalcante nesta quinta-feira
O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, inauguram nesta quinta-feira (08) às 16 horas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vulpiano Cavalcante. Localizado na Rua Sebastião Gonçalves, nº 77, no bairro de Igapó, o CMEI  vai ampliar o atendimento de 114 para 320 crianças com 24 educadores. Construída no modelo padrão da Secretaria Municipal de Educação (SME), na obra foram investidos recursos de R$ 1.911.859,35 oriundos do orçamento próprio da Prefeitura do Natal.

Relator acata emenda de Fábio Faria que amplia Auxílio Emergencial para vítimas de desastres naturais
O relator da Medida Provisória 635/13, deputado federal Givaldo Carimbão (Pros/AL), acatou Emenda do deputado Fábio Faria (PSD/RN), que amplia o Auxílio Emergencial Financeiro às vítimas de desastres naturais, como a seca. Conforme proposta do segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, serão pagas parcelas de R$ 80 mensais de maio a dezembro deste ano, por família, relativas a desastres ocorridos em 2012.

Prefeitura de São Gonçalo inicia pavimentação de Uruaçu a Pajuçara
Pajuçara, famoso Polo Gastronômico de São Gonçalo, recebeu o início das obras de pavimentação do trecho que liga Uruaçu a Pajuçara. O calçamento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal, atendendo a um desejo antigo de moradores e visitantes. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela obra, informou que o trecho que liga as duas comunidades é de aproximadamente 1,5 km, orçado em R$ 400 mil, um investimento custeado com recursos do Orçamento Geral do Município (OGM).

Programa nacional do Democratas abordará ineficiência do governo Dilma, diz presidente José Agripino
O presidente nacional do Democratas, José Agripino, gravou nesta quarta-feira (7), em Brasília, o programa nacional do partido, que vai ao ar no próximo dia 22, às 20h30 em rede nacional de TV. Este ano, os temas da inserção partidária abordam, principalmente, os erros da presidente Dilma Rousseff como gestora e o fracasso da economia brasileira na gestão do PT. “O programa mostra a ineficiência do atual governo. Do ponto de vista gerencial, o governo da presidente Dilma é um desastre porque não cumpre promessas, não cumpre metas. Nossa economia está quase parando e esse governo continua gastando muito e gastando mal”, alerta o líder democrata.

Deputada cobra aprovação do PNE pelos deputados
Após a aprovação pela Comissão Especial do Projeto de Lei 80/35/10, que cria o  novo Plano Nacional da Educação (PNE), a deputada  Fátima Bezerra, na condição de coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT,  cobrou ,  nesta terça-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, que a proposição seja incluída imediatamente na ordem do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário