Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Seminário discute formas de avaliação dos servidores da Sesap

A Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, nos dias 09 e 10/12, das 8h às 16h30, no Hotel Praiamar, o seu II Seminário com o tema: “Gestão, Trabalho e Avaliação de Desempenho no SUS”. O objetivo é discutir a ferramenta de avaliação e traçar estratégias que fortaleçam esse processo. A Avaliação de Desempenho foi implantada na Sesap em 2010, como instrumento de gestão na busca pela melhoria dos serviços prestados pela Secretaria.
O processo avaliativo é feito em várias etapas, via internet, em site próprio, e inclui auto-avaliação, acordo, avaliação e validação, processos que visam à valorização dos servidores no exercício de suas atividades, aferição de desempenho profissional, levantamento de necessidades de equipamentos, demandas de educação permanente, entre outros pontos. Durante o Seminário, os participantes irão focar em questões como a inserção de indicadores de avaliação que viabilizem o alcance das metas institucionais, utilização dos resultados das avaliações para o desenvolvimento permanente dos trabalhadores e inclusão da participação dos usuários na avaliação dos serviços.
Cerca de 16 mil servidores do quadro funcional da Sesap são avaliados anualmente. A Avaliação está instituída no Plano de Cargos e Salários dos servidores da Sesap, e o resultado satisfatório resulta em progressão (mudança de nível) bianual. Para coordenar todo o processo foi nomeada a Comissão de Avaliação de Desempenho, composta por 10 servidores. “A Avaliação de Desempenho procura impactar principalmente nas relações de trabalho, como um instrumento de pactuação entre trabalhadores e gestores dos serviços, visando atingir bons resultados na assistência aos usuários do SUS”, explica Elenimar Costa, presidente da CAD.
De acordo com ela, os resultados obtidos com a avaliação buscam promover maior clareza das atribuições dos servidores, discussões sobre a execução das atividades, além de permitir que o trabalhador possa se desenvolver como profissional e refletir sobre suas necessidades de capacitação.
A cerimônia de abertura do Seminário contou com a presença do Secretário Adjunto da Saúde Pública, Marcelo Bessa, da Coordenadora Adjunta de Recursos Humanos, Conceição Solano, da Subcoordenadora de Gestão do Trabalho, Maria José Fernandes, do Coordenador Geral de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, José Carlos da Silva, além dos membros da CAD, avaliadores, validadores, gestores, técnicos das URSAP´s, coordenadores e técnicos da Sesap e dos hospitais de referência, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário