Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Hospital Psiquiátrico João Machado contará com 33 leitos para atendimentos clínicos

A abertura de 33 novos leitos para pacientes crônicos e de cuidados paliativos (semi-intensivo) é uma meta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para o Hospital Psiquiátrico João Machado (HPJM), referência estadual na assistência à saúde mental. A unidade, que conta com 160 leitos cadastrados para pacientes em tratamento psiquiátricos, teve a reforma de uma das alas concluídas. No local está prevista a implantação de novos serviços que desafogarão o Setor de Clínica Médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Na manhã desta terça-feira (17), o Secretário da Sesap, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido com a Diretora Geral do HPJM, Louise Seabra, para reafirmar o apoio da Secretaria em prover a unidade de uma melhor estrutura física e recursos humanos afim de garantir a assistência aos pacientes que procuram tratamento no hospital.

 “Nossos esforços estão concentrados na ativação de 33 novos leitos que servirão de retaguarda ao Walfredo Gurgel. Para que isso aconteça, teremos que fazer um novo chamamento de profissionais do concurso de 2010 para a complementação de recursos humanos. Paralelamente, estamos viabilizando a aquisição de estruturas para os novos leitos e definindo as medidas que devemos tomar para ativação de um Centro de Imagem para exames naquela unidade”, disse Luiz Roberto.

Com a ativação da nova ala do HPJM, a Sesap espera garantir um financiamento diferenciado para os novos leitos. Atualmente, cada leito do Hospital recebe de incentivo do Governo Federal um repasse em torno de R$ 40. Com a ativação dos serviços da nova ala, prevista para março de 2014, cada leito passará a receber R$ 300, semelhante ao que é repassado pelo Ministério da Saúde ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

“Conhecemos a importância do HPJM e a necessidade de melhorar a sua assistência, porém precisamos reconhecer que, nos últimos três meses, o gerenciamento da unidade já vem provocando reflexos positivos. Estamos buscando profissionais com capacidade técnica de gerenciamento, com grau de responsabilidade elevado e que estejam motivados a fazer a diferença. É com este espírito e união de esforços que iremos mudar a realidade do HPJM”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário