Na tarde da quinta-feira (12), foi realizada uma reunião entre o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, a Coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde, Terezinha Rêgo, e o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, na Sesap, com o objetivo de discutir sobre a situação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Macaíba, em funcionamento desde julho deste ano.
Na ocasião, a Sesap afirmou que irá realizar o pagamento devido de R$ 350 mil, referente aos meses de julho a outubro de 2013, destinados à manutenção da UPA. Além disso, a unidade passará a receber R$ 150 mil por mês do Ministério da Saúde, durante o período de um ano. A UPA de Macaíba, que funciona 24h, conta com 85 funcionários e a maior parte dos atendimentos são em clínica médica, pediatria e ginecologia.
Segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, “as UPAs são fundamentais dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências. Essas unidades funcionam como porta de entrada dos pacientes no atendimento às urgências, evitando a lotação nos hospitais com demandas de baixo e médio risco, que não correspondem ao perfil hospitalar. Assim, enquanto o Samu constitui um componente móvel no atendimento pré-hospitalar, as UPAs cumprem esse papel como um componente fixo, de modo a possibilitar, quando necessário, o referenciamento dos pacientes para os hospitais considerando o perfil destes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário