Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Prefeitura de Extremoz prioriza a saúde do município


A Prefeitura de Extremoz está ampliando a oferta de atendimento à saúde em todo o município. O prefeito Klauss Rêgo já deu ordem de serviço para mais uma Unidade de Estratégia de Saúde (ESF), antigo Posto de Saúde da Família (PSF) para ser instalada no Conjunto Jardins de Extremoz. Em 2014, portanto, haverá dez ESF de serviços básicos para atender a população.
“Onde os Postos de Saúde são alugados serão transformados em próprios com base em recursos que conseguimos junto ao Ministério da Saúde, via ‘Projeto Requalifica UBS’, para construção de Unidades Básicas de Saúde, utilizando recursos do PAC II. No Rio Grande do Norte o município de Extremoz foi o que mais recebeu investimentos em 2013 pelo Ministério da Saúde”, relatou o prefeito Klauss Rêgo.
Em postos próprios serão transformados a unidades de Redinha Nova, Barra do Rio, Pitangui I, Posto Centro III e Centro II, além do de Jardins de Extremoz, que já está sendo construído.

Ampliações
Já estão em processo licitatório para ampliações as UBS de Boca da Ilha, Contendas, Pitangui II e Vila de Fátima. As duas Academias da Saúde estão prontas e em processo final de equipagem, com previsão da primeira, do Centro, funcionar até o final de Dezembro.
“O prefeito locou um carro tipo ‘van’ que comporta 12 pessoas para transporte de pacientes que precisam de tratamento continuado em Natal; já existe outra ‘van’ que presta esse serviço, mas Klauss Rêgo determinou que fosse aumentada a oferta. Portanto, agora temos dois veículos a serviço da população”, informou o secretário de Saúde, Júnior Rêgo. “O prefeito também já autorizou as novas identificações visuais de todas as unidades de saúde do município”, completou.

Padrão
As UBS seguem um padrão exigido pelo Ministério da Saúde, compostas por recepção para 15 pessoas, sala de atividades coletivas dos agentes de Saúde, sala de dispensação de medicamentos, sala de vacinas, sala de curativos, consultório odontológico, dois consultórios médicos com acessibilidade para cadeirantes e sala de observação.
O prefeito deverá entregar a população, ainda em 2013, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Centro da cidade, que irá oferecer serviço de saúde mental, com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e enfermeiros. “Para 2014 pleiteei junto ao Ministério da Saúde a construção da sede própria para o CAPS, o que significa um investimento de cerca de 800 mil reais e também a construção da sede própria do Centro de Reabilitação (CER), com investimento previsto de 2,5 milhões, tudo isso com recursos do PAC II, no Conjunto Central Parque II”, ressaltou Klauss Rêgo.

Hospital
O Hospital Presidente Café Filho está com todos os serviços funcionando na sua plenitude, com a maternidade funcionando a pleno e em casos de procedimentos de média ou alta complexidade o município pactuou as referências das unidades do Hospital Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco, em Natal, com recursos já locados pela prefeitura para tais procedimentos. O hospital oferece sala de estabilização e Pronto Socorro 24 horas, com médicos e equipe de enfermagem e apoio. (LS).

Fotos: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário