Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SINSP/RN cobra cursos de qualificação aos servidores estaduais

A direção do SINSP/RN se reuniu no dia 06 com os gestores da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales para reivindicar mais cursos de qualificação para os servidores públicos estaduais. O Sindicato cobra a ampliação dos cursos, principalmente de graduação e pós-graduação destinados a categoria para que se possa atender as exigências da Lei Complementar 432, de 1º de julho de 2010, que implantou o Plano de Carreira.

Para a Entidade Sindical ainda existem servidores que não estão plenamente preparados para exercer plenamente suas respectivas atividades no serviço público. No ritmo em que este problema se agrava e diante da falta de realização de concursos públicos para renovação dos quadros, os serviços prestados pelo Estado à população podem muito em breve entrar em colapso.

Após solicitação dos sindicalistas durante a reunião, os gestores da Escola apresentaram os números da qualificação desenvolvidos pelo Estado: em seis anos de fundação da Instituição foram realizadas 41 mil capacitações. A meta para 2014 é dobrar o número de capacitações passando para 10 mil incluindo cursos de graduação e pós-graduação. Segundo ainda dados da Escolha de Governo existem  70 mil servidores na ativa no Estado.

Os gestores da Escola de Governo ainda anunciaram para o próximo ano a realização de dois cursos de pós-graduação. O primeiro será de Políticas públicas que será ministrado através de convênio com a UFRN. O segundo de Direito Constitucional com parceria com a UERN. A realização de cursos como estes são importantes para melhorar a titulação dos servidores e, assim, além de poder prestar um melhor serviço a sociedade, ter a oportunidade de ascender no Plano de Carreira.

O SINSP/RN ainda destacou que é totalmente contra a qualquer forma de discriminação contra o servidor, principalmente os que estão há poucos anos de se aposentar, que tem interesse em ingressar nos cursos promovidos pela Escola de Governo. È preciso investir para motivar e de alguma forma compensar anos e anos de falta de qualificação das administrações estaduais.

Ao final do encontro os diretores do SINSP/RN reafirmaram a defesa da Escola de Governo como patrimônio da categoria. Para eles é preciso manter a vigilância para que não haja o sucateamento da Escola como acontece em outros níveis do serviço público. Os gestores da Escola ainda chamaram os sindicalistas para participar do processo de melhoramento e formação dos cursos que são desenvolvidos pela Escola.

O SINSP/RN orienta os servidores ad administração direta do estado que acessem o site da Escola www.escoladegoverno.rn.gov.br para ter conhecimento sobre quando e como estão sendo ofertados os  cursos. O Sindicato também ficará tento e vai, na medida do possível, orientar a categoria sobre as capacitações.

Participaram da reunião pelo SINSP/RN: Presidente: Janeayre Almeida de Souto; Vice – Presidente: Ubiratan Barbosa Barros; Diretora de Formação Política e Assuntos Sindicais: Rosangela Maria Fernandes de Almeida e o Diretor de Assuntos Jurídicos: José Roberto da Silva. Pela Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales: Diretora geral, Tânia Leiros; Coordenadora Pedagógica, Selma Medeiros e a Diretora de Capacitação, Salete Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário