Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sesap realiza exposição fotográfica sobre humanização na saúde

Nesta quinta-feira (07), às 19h, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Núcleo Articulador da Humanização, realiza uma exposição fotográfica com o tema “Meninas que vi crescer”, na Livraria Nobel, no Shopping Midway Mall. As fotografias são resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de 15 anos na comunidade de Felipe Camarão, onde profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro tem prestado uma assistência à população pautada nas diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

A coordenadora do Núcleo Articulador da Humanização, Geni Medeiros, explica que o trabalho realizado em Felipe Camarão foi resultado da consolidação da PNH, criada há 10 anos. “Participando dos fóruns, capacitações e debates promovidos pela Sesap, os profissionais dessa unidade de saúde receberam apoio e orientação, de modo a construir uma postura diferenciada junto aos pacientes e familiares, estabelecendo com eles um vínculo, fundamental para a promoção à saúde e prevenção, desde o nascimento do usuário até sua formação sexual e puberdade”, contou Geni Medeiros. Assim, tem sido possível oferecer uma atenção básica qualificada, baseada na escuta e no cuidado do outro.

Política Nacional de Humanização

A PNH foi lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde, para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS e contribuam para suas melhorias. Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização, além da formação de gestores, trabalhadores e usuários. Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e devem nortear os serviços de saúde, para melhorar a atenção e o trabalho em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário