Com a ordem de serviço assinada desde o dia 04 de novembro, as obras do Pró-Transporte já começaram em ritmo acelerado. Nesta manhã, a Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto e parte da equipe técnica da pasta estiveram em três trechos onde as obras já foram iniciadas.
Rosalba Ciarlini explicou o objetivo da visita. “Vim verificar o andamento do projeto que eu já conhecia no papel, estou vendo de perto por onde vão passar as pistas e as formas que encontramos para dar mais mobilidade e segurança aos moradores e também os turistas que passam por esses trechos antes de chegarem às praias do litoral norte”.
O valor total da obra é de R$ 88.221.480,67, recursos garantidos pelo ProInvest. Atualmente estão sendo feitas as marcações na área do prolongamento da Av. Moema Tinoco; a execução de ações provisórias e preventivas contra novos alagamentos - como um desvio para as águas das chuvas na altura do cemitério; e a operação tapa-buracos, para dar condições de tráfego durante a realização das obras.
Segundo a secretária Kátia Pinto o Pró-Transporte tem previsão para ser entregue em 24 meses. “Já temos quatro frentes de trabalho sendo executadas, isso significa serviço para os próximos 10 meses, independente do inicio das desapropriações".
Lucicléa Cavancanti, coordenadora do plano de desapropriação afirmou que o processo já começou e está sendo realizado em cinco etapas: “Temos uma equipe de assistentes sociais que está conversando e explicando aos moradores como tudo vai acontecer, depois disso haverá um momento para a avaliação do terreno, uma análise para se comprovar a necessidade da remoção dos imóveis, para então a equipe jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrar em ação. A partir daí começam as negociações e o encaminhamento da documentação para o Tribunal de Justiça, que terá a responsabilidade de depositar em juízo o valor do imóvel”, explicou Lucicléa.
Uma dos imóveis, localizados na Rua Conselheiro Tristão, foi visitado pela Chefe do Executivo. Rosalba Ciarlini explicou à Francisca Nicácio da Silva, de 60 anos, como funcionará a intervenção. Atenta as explicações, Francisca revelou que vive no imóvel há mais de 25 anos e que aguarda com ansiedade a movimentação de máquinas e a readequação das ruas. “Vai ser muito bom quando tudo começar a funcionar por aqui, vamos acompanhar de perto todas as mudanças”.
As obras neste eixo de intervenção, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, prevê a implantação de um viaduto – O Viaduto da Redinha – na saída da Ponte Newton Navarro, seguindo com a reestruturação da Av. Conselheiro Tristão que se estende até o encontro com a Moema Tinoco, na altura da Vacaria França (passando pela lateral da propriedade). Todo esse trecho será duplicado, até o início do trecho em estrada de terra, e a partir daí a reestruturação segue em pista simples.
A Governadora também visitou a propriedade de Francisco Juvêncio, a Vacaria França, onde esclareceu ao morador que algumas mudanças foram feitas no projeto original para preservar a Vacaria. “Nós queremos trazer o desenvolvimento e melhorar o fluxo dos automóveis e causar o menor impacto possível entre os moradores. Estudamos as formas que poderíamos dar continuidade ao Pró-Transporte sem precisar dividir a sua fazenda, e depois da análise dos técnicos chegamos a essa resolução.
O segundo trecho, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco.
Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com novos abrigos de ônibus.
Outro benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de cerca de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção. Além disso, o Governo do Estado fará o saneamento nos eixos que sofrerão intervenções.
A padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vão dar segurança e comodidade ao simples ato de ir-e-vir, que muitas vezes é dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas. Até que a obra seja concluída, já estão em execução soluções provisórias e preventivas contra novos alagamentos, como um desvio para as águas da região na altura do Cemitério, e uma operação tapa-buracos, para dar condições de tráfego durante as obras.
Ao final da visita, a Governadora concedeu uma entrevista à FM 87 Litoral, rádio comunitária de maior audiência na Zona Norte. Na oportunidade, Rosalba Ciarlini respondeu as perguntas do radialista Carlos Silva, que também aproveitou para tirar as dúvidas sobre as obras e intervenções do Pró-Transporte. A secretária Kátia Pinto também presente durante a entrevista falou sobre o calendário de obras e de como será feito o planejamento da reestruturação das vias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário