Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Redação do Enem 2012 terá novas regras de correção



Aprenda a valorizar sua redação e garantir a nota máxima na produção textual

No próximo final de semana, (03 e 04 de outubro), mais de 5,7 milhões de estudantes farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Só no RN são mais 130 mil inscritos. Diante de tamanha concorrência, a nota da Redação pode ser fundamental para a aprovação dos alunos. Não à toa, o Ministério da Educação estabeleceu mudanças importantes para o sistema de correção da edição 2012.

A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Escrever também é um exercício

Usar de modo excelente os recursos lingüísticos, revelar domínio excelente no emprego do sistema de pontuação, atender às configurações estilístico - composicionais do gênero. Esses são alguns dos critérios de avaliação para redação do ENEM e do vestibular da UFRN. Como atingir a excelência textual? Como se dar bem na temida redação?

O Lógico Cursos Aliados criou a Clínica da Redação. Um curso que simula a prova de redação exatamente como no dia do exame. “O rigor já começa pela pontualidade. Quem chega um minuto atrasado não entra. O tempo para produção textual é o de 1:40h; acabado o prazo, o aluno não pode escrever nem mais uma palavra”, explica a professora de português e criadora da Clínica, Neide Barbosa.

Os textos produzidos são corrigidos de acordo com os critérios de avaliação do Enem e devolvidos aos alunos com as devidas observações. As dúvidas ainda existentes são eliminadas nos plantões de monitoria. “Não pode sobrar uma dúvida sequer. Ao longo do curso o vestibulando cria sua autenticidade lingüística e descobre sua própria identidade de escritor”, complementa Neide.

Os “pacientes” da Clínica perecem satisfeitos. “Em casa há muita distração e dá preguiça de produzir, aqui na Clínica aprendemos a organizar nosso tempo cronometrando com as horas da prova do vestibular. Além disso, produzimos textos semanalmente e quanto mais prática na redação, mais sobra tempo para as questões objetivas das matérias mais complicadas para mim”, declara a aluna Beatriz Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário